HISTÓRIA DO CURRÍCULO COMO HISTÓRIA DO PRESENTE: EFEITOS NA PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
HISTÓRIA DO CURRÍCULO COMO HISTÓRIA DO PRESENTE: EFEITOS NA PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autores
  • Érico Atílio de Paiva Teles
  • Sareh Almeida da Silva
  • Valmiria Moura Leoncio de Albuquerque Gomes
  • LUIZ RODRIGO PEREIRA DE SOUZA
  • Marcia Serra Ferreira
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319412-historia-do-curriculo-como-historia-do-presente--efeitos-na-producao-e-uso-de-materiais-didaticos-para-o-ensino-d
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
currículo; extensão universitária; materiais didáticos; “Projeto Fundão Biologia”; temática socioambiental
Resumo
Esse trabalho apresenta nossas ações de pesquisa e extensão no âmbito do Projeto Fundão Biologia, na interface com o Grupo de Estudos em História do Currículo. Nele, abordamos o quadro teórico que temos utilizado na produção e análise de materiais didáticos voltados para o ensino de Ciências e Biologia, no diálogo com o projeto de pesquisa História do Currículo e das Disciplinas: desenvolvimento e uso de uma abordagem discursiva para investigações no ensino e na formação de professores. Especificamente, refletimos aqui sobre o modo como temos escolhido elaborar materiais didáticos por meio do uso de mapas, na interface com perspectivas curriculares que assumem a História do Currículo como História do Presente. Afinal, os mapas emergem aqui em meio a um duplo desafio: o de articular nossas experiências acadêmicas e, simultaneamente, o de produzir atividades voltadas para os interesses e demandas escolares. Em tal movimento, nossa metodologia tem envolvido: o levantamento e escolha de localidades do entorno das escolas parceiras e da universidade; o estudo de autores de campos teóricos distintos (em particular, do Currículo e da História); o levantamento de dados e de bibliografia sobre as localidades escolhidas; a confecção e uso dos materiais didáticos em atividades com as escolas parceiras, uma etapa que foi interrompida pela pandemia da Covid-19. Como resultado, já produzimos os seguintes materiais, todos voltados para a abordagem de questões socioambientais no ensino de Ciências e Biologia: ‘Ilha do Fundão e Maré: entendendo o passado para pensar o futuro’; ‘Um mergulho na Baía de Guanabara: articulando história e ambiente’; ‘Um vôo pela Ilha do Governador: reflexões entre as experiências passadas e as expectativas de futuro no uso dos recursos naturais’ . Como já explicitado, tal iniciativa tem sido sustentada por reflexões acadêmicas em torno da História do Currículo como História do Presente, em estreito diálogo com autores como Thomas Popkewitz e Reinhart Koselleck. Nessas reflexões, problematizamos noções cronológicas e lineares que interligam passado, presente e futuro, assumindo que, diferentemente, é do presente que produzimos e analisamos as experiências passadas, assim como projetamos o futuro. É em tal contexto que as noções de experiência e expectativa, do modo como foram tratadas por Koselleck (2006), emergem como profícuas e inspiradoras tanto nas pesquisas em História do Currículo quanto na abordagem das temáticas socioambientais no contexto escolar. Assumimos que elas nos auxiliam na constituição de um olhar reflexivo que favorece a elaboração de relações entre as atuais condições socioambientais de uma certa região com sua história passada e as possíveis projeções de futuro. Referência: KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TELES, Érico Atílio de Paiva et al.. HISTÓRIA DO CURRÍCULO COMO HISTÓRIA DO PRESENTE: EFEITOS NA PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319412-HISTORIA-DO-CURRICULO-COMO-HISTORIA-DO-PRESENTE--EFEITOS-NA-PRODUCAO-E-USO-DE-MATERIAIS-DIDATICOS-PARA-O-ENSINO-D. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes