TÔ VENDO UMA ESPERANÇA: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LEITOR CRÍTICO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NOS MEIOS DIGITAIS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TÔ VENDO UMA ESPERANÇA: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LEITOR CRÍTICO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NOS MEIOS DIGITAIS
Autores
  • Luiza Fernandes Braga
  • Erica Gonçalves Lima
  • Paulo Cezar Maia
  • Sabrina Lopes dos Santos
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Literaturas
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319410-to-vendo-uma-esperanca--reflexoes-sobre-o-conceito-de-leitor-critico-a-partir-do-uso-de-metodologias-participativ
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
leitura crítica, educação, ensino remoto
Resumo
No presente trabalho, abordaremos nossas percepções acerca do conceito de leitor crítico de literatura na contemporaneidade, noção pesquisada e trabalhada nas atividades do curso CLACquete - Práticas Audiovisuais (CLAC/GEM). O curso tem como público-alvo os monitores do Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) e até o momento possuiu duas edições. O objetivo do CLACquete é a criação de metodologias participativas, com base no princípio pedagógico da politecnia (SAVIANI, 2007), em ambiente remoto a partir do uso experimental de ferramentas digitais. A proposta consiste em realizar encontros e oficinas práticas de transposição de linguagem, apoiados no conceito citado por Roman Jakobson, com ajuda de orientação técnica e fundamentação teórica, para que os participantes desenvolvam uma formação crítica em linguagem e possam se apropriar da metodologia com suas turmas. A necessidade de criação de uma metodologia participativa de ensino em ambiente virtual vem da possibilidade de um projeto educativo que reivindique uma educação fundamentada no diálogo para a construção de conhecimento também em plataformas on-line. O conhecimento surge a partir da acumulação do GEM (MAIA, 2020), de trocas e de novas descobertas do processo. É tomando por base a perspectiva de Feenberg (2013) - que afirma que o uso da internet é um instrumento pedagógico e também ideológico, cujos rumos dependem, por sua vez, das escolhas dos envolvidos no percurso formativo - que procuramos desenvolver a capacidade de diálogo, de experimentação e de compreensão e democratização dos recursos tecnológicos, visando a autonomia dos participantes do curso. Assim, entendemos o uso dos meios digitais como tecnologia social, uma vez que podem abrir oportunidade para discutir e trabalhar estratégias para a formação de leitores de forma acessível e transformadora. No que tange ao conceito de leitor, nossa percepção tem como ponto de partida o debate sobre o papel do leitor desenvolvido por Antoine Compagnon (2003), considerando que a leitura não é inocente e interage diretamente com o texto, tendo a educação um papel primordial no processo de entendimento e processamento do que é lido. Os princípios do curso problematizaram o conceito de leitura a partir de uma perspectiva histórico-crítica e procuramos refletir sobre o leitor contingenciado pela cultura de massa (MAIA, 2020). Compreendemos a leitura não só como processo de decodificação linguística mas também como processo de desvelamento de um texto que compreende as articulações entre sua forma e conteúdo, suas referências, suas relações histórico-sociais e suas escolhas e que questiona ativamente a produção, visando a elaboração de uma recodificação/tradução ativa sobre o seu argumento. Nesse sentido, nossa pesquisa se desdobra a partir da pergunta ‘‘o que é um leitor crítico?’’ e analisa o caso CLACquete. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: FEENBERG, A. A Teoria Crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia, 2013. MAIA, P. Travessias: Palavra-Imagem. Revista Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 32-49, set./dez. 2020. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Luiza Fernandes et al.. TÔ VENDO UMA ESPERANÇA: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LEITOR CRÍTICO A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NOS MEIOS DIGITAIS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319410-TO-VENDO-UMA-ESPERANCA--REFLEXOES-SOBRE-O-CONCEITO-DE-LEITOR-CRITICO-A-PARTIR-DO-USO-DE-METODOLOGIAS-PARTICIPATIV. Acesso em: 13/02/2025

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