FUNÇÕES EXECUTIVAS, CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FUNÇÕES EXECUTIVAS, CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA.
Autores
  • Diana Aguilar do Nascimento
  • Isabelle Cristine da Silva
  • Ana Clara Sousa Sorrilha de Carvalho
  • Isabella Maria Felix de Almeida Coutinho
  • Cristina Maria Duarte Wigg
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319406-funcoes-executivas-caracteristicas-clinicas-e-sociodemograficas-da-dificuldade-de-aprendizagem--um-estudo-de-pre
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Dificuldade de aprendizagem; Funções Executivas; Crianças; Adolescentes.
Resumo
As Funções Executivas (FE) são definidas como o conjunto de habilidades necessárias ao planejamento, solução de problemas e monitoramento de comportamentos intencionais. Pesquisas demonstram que tais habilidades são primordiais para o sucesso acadêmico e déficits nas FEs podem levar a dificuldades de aprendizagem (DA) (BRASIL, 2015; PALEARI; TABAQUIM, 2010), principalmente quando se trata de crianças ainda no ensino fundamental (LEON, 2013). O presente estudo epidemiológico tem por objetivo verificar a relação entre a presença de comprometimento cognitivo executivo e variáveis clínicas-sociodemográficas em escolares com baixo desempenho acadêmico. Metodologia: estudo de corte transversal e análise descritivo-exploratória. Foi utilizada estatística descritiva e calculou-se a razão de prevalência da associação entre variáveis clínicas ou sociodemográficas e comprometimento nas FE. Participaram do estudo 120 escolares de ambos os gêneros, com idades entre 7-16 anos e com uso de medicamento de ação central ou não. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar como preditor para verificação do baixo desempenho acadêmico e o Teste Wisconsin para avaliação da função executiva. Na amostra estudada, observou-se que em relação ao gênero, meninas apresentaram uma prevalência de comprometimento cognitivo executivo 1,3 vezes maior do que meninos. Em relação ao uso de medicamentos de ação central, verificou-se prevalência de comprometimento aproximadamente 1,4 vezes maior em escolares com uso de medicamentos, quando comparado ao grupo de escolares sem uso de medicamentos. Avaliando-se a idade, crianças de 7-10 anos apresentaram prevalência de comprometimento cognitivo executivo aproximadamente 1,3 vezes maior que indivíduos de 11-16 anos. Ao associar idade e medicamento, obteve-se uma prevalência 1,4 vezes maior nos indivíduos de 7-10 anos que fazem uso de medicamentos de ação central, do que naqueles na mesma faixa etária que não o fazem. Quando analisados gênero e medicamentos, percebeu-se que indivíduos do gênero masculino que usam medicamentos de ação central apresentaram prevalência de comprometimento cognitivo executivo aproximadamente 1,8 vezes maior que indivíduos do mesmo gênero que não fazem uso de tais medicamentos. Portanto, os achados indicam que na DA, o uso de medicamentos e ser do sexo masculino são fatores que se associam ao maior risco de comprometimento das FEs.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Diana Aguilar do et al.. FUNÇÕES EXECUTIVAS, CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E SOCIODEMOGRÁFICAS DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319406-FUNCOES-EXECUTIVAS-CARACTERISTICAS-CLINICAS-E-SOCIODEMOGRAFICAS-DA-DIFICULDADE-DE-APRENDIZAGEM--UM-ESTUDO-DE-PRE. Acesso em: 13/02/2025

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