DO PROJETO FÍSICO PARA A ÓPERA DIGITAL: A CENOGRAFIA DA ÓPERA LA CAMBIALE DI MATRIMÔNIO.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
DO PROJETO FÍSICO PARA A ÓPERA DIGITAL: A CENOGRAFIA DA ÓPERA LA CAMBIALE DI MATRIMÔNIO.
Autores
  • Joana Page
  • Sophia Chueke
  • Andrea Renk
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319392-do-projeto-fisico-para-a-opera-digital--a-cenografia-da-opera-la-cambiale-di-matrimonio
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
cenografia, ópera, ópera digital, La Cambiale di Matrimônio
Resumo
Diante de um contexto de pandemia, o projeto de cenografia para a ópera La Cambiale di Matrimonio de Gioachino Rossini, que inicialmente seria realizado de forma presencial na Escola de Música da UFRJ, transformou-se em uma ópera remota. A metodologia de trabalho foi alterada para privilegiar o desenvolvimento de uma estética para uma ópera digital. Para Fernando Peixoto houve uma renovação do espetáculo lírico no século XX. O empenho de construir uma estética nova para a ópera inclui, de forma crítica, a linguagem do passado, na medida em que esta é eficaz para um espetáculo contemporâneo. De acordo com PEIXOTO (1985, 27) “Renovar (...) é fazer com que todo o vigor potencial da partitura encontre sua mais ampla dimensão poética através da música e da cena. É essencial, para isso, estender o conceito de renovação ao terreno da cenografia e dos figurinos, enquanto definição de espaço e imagem, assim como é imprescindível transformar, atualizando-a, (...) a maneira de representação dos cantores”. A partir da análise do libreto e pesquisa dos componentes teóricos e musicais da ópera, foi desenvolvido um conceito artístico que rompeu com a concepção realista, utilizando como referências mapas navais antigos e o universo dos jogos de tabuleiro, traçando um paralelo da estética destes com o contexto da farsa. Para o projeto virtual, foi proposta uma releitura dos Teatros de brinquedo do século XIX, que manteve a mesma cenografia proposta para a encenação física. O projeto dessa cenografia foi realizado em duas etapas, a primeira trabalhando meios físicos e a segunda meios digitais. As realizações físicas: desenhos de concepção, colagens, plantas, estudos de cores, volumetrias, maquete e desenhos de um teatro de papel; e as realizações digitais: seleção e organização de imagens de referência, digitalização e tratamento de imagem dos desenhos finais, assim como a confecção de uma maquete em software 3D para referência do tratamento final a ser desenvolvido digitalmente pela equipe de edição e animação da ópera. Todo o processo foi amparado por reuniões com as professoras orientadoras e a equipe geral, composta por docentes, discentes e técnicos da Escola de Música, ao longo do ano de 2020. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PEIXOTO, Fernando. Ópera e encenação. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1985.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAGE, Joana; CHUEKE, Sophia; RENK, Andrea. DO PROJETO FÍSICO PARA A ÓPERA DIGITAL: A CENOGRAFIA DA ÓPERA LA CAMBIALE DI MATRIMÔNIO... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319392-DO-PROJETO-FISICO-PARA-A-OPERA-DIGITAL--A-CENOGRAFIA-DA-OPERA-LA-CAMBIALE-DI-MATRIMONIO. Acesso em: 13/02/2025

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