O IMINENTE PREPARO DAS MARCAS PARA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O IMINENTE PREPARO DAS MARCAS PARA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Autores
  • Mariana Barbalho
  • Alda Rosana Duarte de Almeida
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Comunicação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319387-o-iminente-preparo-das-marcas-para-o-envelhecimento-da-populacao-brasileira
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Idosos, supermercados, comunicação, consumidor
Resumo
O iminente preparo das marcas para o envelhecimento da popoulação brasielira Diversas projeções apontam que em 2060 um terço da população brasileira será composta por idosos. Mas não idosos enfermos, vulneráveis ou apáticos e sim, ativos, alegres e com muitas possibilidades para vida. Entretanto, dada a forma como a velhice é interpretada culturalmente, as Unidades Diderot e o efeito Diderot, instrumentos da cultura para controlar o consumo (MCCRACKEN, 2003) associadas a ela oferecem poucas oportunidades para a vida nessa etapa. Basta observar a quantidade de anúncios televisivos com idosos sobre produtos geriátricos ou medicamentos. Goldemberg (2008) aponta o contraste entre quais são os motivos percebidos do desmapeamento causado entre os idosos brasileiros. Além disso, existe um conflito interno sobre quem eles são e quem poderiam ter sido, que é evidenciado diante do olhar do outro que lhes impõe uma velhice diferente daquela que enxergam para si. Nesse sentido, a velhice torna-se irrealizável: o velho é sempre o outro, não eu, e para o outro, sou eu e não ele. Além disso, a representação do que é ser idoso na televisão, ferramenta muito utilizada nos processos de mudança cultural, não contribui para uma percepção mais positiva dessa fase da vida. Desde a década de 70 ela é bastante esteriotipada e apenas nos últimos 10 anos uma nova imagem desse indivíduo, mais diversa, começou a ser construída porém, rara e ainda distante de como eles efetivamente se sentem (SILVA; XAVIER, 2012). Buscando examinar uma face desse complexo cenário, nesse trabalho teve-se como objetivo analisar e identificar oportunidades de geração de valor para os idosos a partir da análise de três redes de supermercados do Rio de Janeiro (Mundial, Supermarket e Pão de Açúcar), uma vez que esse setor é muito importante para o grupo. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas em profundidade com dezenove idosos. Através da análise de conteúdo e de discurso, cinco categorias foram estabelecidas, a saber: saúde, trabalho, autopercepção, opinião sobre os supermercados e comunicação dos supermercados. Dessas análises, percebeu-se uma relação mais ou menos positiva sobre o envelhecimento como uma velhice, de acordo com suas vidas, além de uma diferença do desmapeamento dos homens, que está muito atrelado ao trabalho como um importante fator de valor social, e das mulheres, que ocuparam diversos papéis sociais ao longo da vida, e se veem nessa etapa um momento de libertação. Para os supermercados, percebeu-se uma grande oportunidade de ressiginificação do que é ser velho no Brasil, através dos comerciais televisionais. O alcance e a frequência de exibição são pontos fortes que contribuiríam no Efeito Diderot, mudando a forma como a cultura interpreta signos relacionados ao envelhecimento. Além disso, existe espaço para o oferecimento e comunicação dos benefícios e serviços complementares oferecidos pelos supermercados como frete, moeção de carne e retirada de gordura, assim como para um atendimento diferenciado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOLDENBERG, M. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008. MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bons e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003. SILVA, N.; XAVIER, M. A terceira idade como foco das propagandas midiáticas de consumo. Pscicologia Revista. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/viewFile/15134/11299>. Acesso em: 08 maio 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBALHO, Mariana; ALMEIDA, Alda Rosana Duarte de. O IMINENTE PREPARO DAS MARCAS PARA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319387-O-IMINENTE-PREPARO-DAS-MARCAS-PARA-O-ENVELHECIMENTO-DA-POPULACAO-BRASILEIRA. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

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