O LUGAR DO ERRO NO FAZER E PENSAR MATEMÁTICA: TRAÇANDO CAMINHOS E CONSTRUINDO POTENCIALIDADES

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O LUGAR DO ERRO NO FAZER E PENSAR MATEMÁTICA: TRAÇANDO CAMINHOS E CONSTRUINDO POTENCIALIDADES
Autores
  • Juliana Ramos Pereira
  • Josana Silva Mac-Cormick
  • FELIPE DAMIANI GONÇALES MARQUES
  • Sergio Francisco
  • André Luiz Regis de Oliveira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319386-o-lugar-do-erro-no-fazer-e-pensar-matematica--tracando-caminhos-e-construindo-potencialidades
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Erro na matemática, Aprendizagem a partir do erro, Anos iniciais
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade debater diferentes concepções acerca do erro em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, como ele vem sendo tratado dentro do espaço escolar e como pode ser utilizado de maneira a favorecer o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Adotamos a perspectiva de Curry (2018) que trata o erro como uma abordagem de pesquisa, bem como uma metodologia de ensino que busca compreender as formas como a criança aprende e se apropria do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa ainda em caráter exploratório, iniciada em setembro de 2020, que tem como objetivos compreender o erro: (i) como fonte de pesquisa e investigação no campo do ensino de/em matemática; (ii) como hipótese do pensamento onde as crianças transitam até consolidar conceitos matemáticos. Boaler (2018) destaca o potencial dos erros, visto que quando um indivíduo erra, conscientemente ou não, diante de uma situação desafiadora, ele cria sinapses, e o cérebro se desenvolve mais: “Se acreditarmos que podemos aprender e que erros são valiosos, nossos cérebros se desenvolvem mais quando cometemos um erro” (BOALER, 2018, p. 13). Nesse sentido, o crescimento cerebral é maior quando se comete um erro do que quando ele não ocorre. Ao analisar a temática do erro no mundo e no Brasil, é possível observar diferentes perspectivas sobre sobre o seu papel nos espaços escolares e nas práticas docentes de/em matemática. Essa percepção no contexto educacional está relacionada aos estudantes e ao seu desenvolvimento, que em diversas situações no cotidiano da escola se sentem incapazes de estudar/aprender matemática por não atingirem os resultados esperados. Além da visão negativa do erro no processo de aprendizagem, a cultura avaliativa de desempenho também pode reforçá-lo como sinal de fracasso (CORREIA, 2010). Esse autor destaca a perspectiva construtivista que revela admitir o erro como um elemento que pode ajudar na construção do conhecimento; ele não é visto como um não saber, mas decorre de estratégias e de raciocínios que podem revelar conhecimentos já consolidados. No atual estágio da pesquisa, estamos realizando levantamento bibliográfico das produções que tratam dessa temática e temos a intenção de analisar produções de estudantes dos anos iniciais para identificar e categorizar os erros, apontando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018. CORREIA, Carlos Eduardo Felix. Os Erros no Processo Ensino/Aprendizagem em Matemática. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - v. 20, n.34, jan.-jun.-2010, p. 169-186, 2010. CURY, H. N. Análise dos Erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2 ed.; 3. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Juliana Ramos et al.. O LUGAR DO ERRO NO FAZER E PENSAR MATEMÁTICA: TRAÇANDO CAMINHOS E CONSTRUINDO POTENCIALIDADES.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319386-O-LUGAR-DO-ERRO-NO-FAZER-E-PENSAR-MATEMATICA--TRACANDO-CAMINHOS-E-CONSTRUINDO-POTENCIALIDADES. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes