ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, METODOLOGIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA QUÍMICA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, METODOLOGIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA QUÍMICA
Autores
  • Felipe de Oliveira Miguel
  • Cristiana de Barcellos Passinato
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Química
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319382-acessibilidade-inclusao-metodologia--desafios-enfrentados-pelos-tradutores-interpretes-de-libras-no-ensino-supe
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ensino Superior; Acessibilidade Linguística para surdos; Tradutor- Intérprete de Libras e Língua – TILSP
Resumo
Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Lei 10.436/02 e o Decreto no 5.626/05, a comunidade surda conquistou a ampliação de garantias do uso da língua de sinais nos espaços sociais e educacionais. Por meio da Lei 13.409/16 que apresenta a oferta de reserva de vaga para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de ensino médio e superior das instituições federais de educação do país. Com isto estas instituições precisam estabelecer medidas de acessibilidade e inclusão para estes sujeitos terem acesso às informações, espaços e à educação de forma equitativa e os garantindo a igualdade, que é seu direito. Uma das medidas no ensino superior adotadas são ações que envolvem o profissional Tradutor-Intérprete de Libras e Língua Portuguesa (TILSP). Apesar da garantia de atuação deste profissional, são necessárias inúmeras medidas estruturais para que a educação de surdos possa ser assegurada, dentre elas, as adequações curriculares que são fundamentais. Esta proposta, ainda que em fase inicial, busca por meio de uma pesquisa de campo utilizar método qualitativo por análise de discurso e quantitativo de análise através do tratamento estatístico (utilizando teste estatístico não-paramétrico adequado) dos dados coletados em fases posteriores. Feito isso, acredita-se que essa metodologia sirva de base para demonstrar as dificuldades enfrentadas deste profissional em sua atuação no ensino superior. Tal pesquisa utiliza como referencial teórico Santos (2016), que apresenta algumas ordens estruturais significativas a serem investigadas a partir da atuação dos TILSP sendo de ordem linguística, ordem tradutória e ordem operacional. Esta pesquisa ainda se encontra em desenvolvimento, portanto não há qualquer resultado prévio a ser relatado, mas em breve, os levantamentos estarão em andamento e serão coletados resultados até março de 2021. Acredita-se que uma vez feito esse mapeamento, será demonstrado que a figura deste profissional de interpretação em Libras enfrenta muitos desafios que precisam ser conhecidos e, assim virem a ser viabilizadas propostas de melhoria de trabalho e criadas medidas atitudinais no seu campo de atuação para a diminuição das dificuldades de trabalho. Palavras-Chaves: Ensino Superior; Acessibilidade Linguística para surdos; Tradutor-Intérprete de Libras e Língua – TILSP. Referências Bibliográficas: SANTOS. Questões emergentes sobre a interpretação de libras-português na esfera jurídica Belas Infiéis, v. 5, n. 1, p. 117-129, 2016. Palavras-Chaves: Ensino Superior; Acessibilidade Linguística para surdos; Tradutor- Intérprete de Libras e Língua – TILSP. Referências Bibliográficas: SANTOS. Questões emergentes sobre a interpretação de libras-português na esfera jurídica Belas Infiéis, v. 5, n. 1, p. 117-129, 2016.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MIGUEL, Felipe de Oliveira; PASSINATO, Cristiana de Barcellos. ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, METODOLOGIA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS TRADUTORES-INTÉRPRETES DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA QUÍMICA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319382-ACESSIBILIDADE-INCLUSAO-METODOLOGIA--DESAFIOS-ENFRENTADOS-PELOS-TRADUTORES-INTERPRETES-DE-LIBRAS-NO-ENSINO-SUPE. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

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