QUÍMICA NA COZINHA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM TEMPOS DE COVID-19

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
QUÍMICA NA COZINHA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM TEMPOS DE COVID-19
Autores
  • Bianca Carvalho Santos
  • Gustavo Zanon de Moraes Goes de Oliveira
  • Giovanna Limongi Vita da Fonseca
  • Ana Luiza Barboza de Souza Silva
  • Flavia Rodrigues Alvares
  • Matheus Vianna de Oliveira
  • Carolina Duarte Pedrosa
  • Jonatan Pinto Cavalcante
  • Raquel Freitas de Oliveira
  • Nadia
  • Raoni Schroeder
  • Claudia Moraes de Rezende
  • Camilo Henrique da Silva Lima
  • José C. Barros
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Química
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319356-quimica-na-cozinha--atividades-experimentais-em-tempos-de-covid-19
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
química na cozinha, ensino remoto, aulas experimentais, educação em química
Resumo
No ensino brasileiro, repleto de contrariedades e constantemente desafiado pela realidade socioeconômica de seus alunos, é fundamental o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para aumentar o interesse deles por temas ligados às ciências naturais1. Além disso, a emergência da pandemia de COVID-19 impôs ainda mais desafios aos professores, que em pouco tempo tiveram que se adaptar à realidade de ensino remoto utilizando as poucas ferramentas disponíveis em um trabalho hercúleo para manter a motivação dos seus alunos e a qualidade das aulas ministradas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como proposta a criação e realização de oficinas remotas onde os alunos puderam realizar pequenos experimentos em suas casas, interagindo de maneira síncrona através de plataformas digitais, contribuindo assim para a melhoria do ensino remoto de química. As oficinas tiveram a “química na cozinha”2 como tema central e a composição química da clara do ovo e as transformações físico-químicas que acontecem com ela durante o preparo de pratos doces e salgados foram os principais assuntos abordados. As oficinas foram divididas em quatro partes. Inicialmente, foi feita uma introdução onde abordou-se os aspectos culturais relacionados ao ovo e os aspectos relacionado à sua composição química. Em seguida, foram realizados experimentos onde os alunos adicionavam na clara do ovo substâncias facilmente encontradas em casa como vinagre, bicarbonato de sódio e álcool, para observar as transformações visuais que ocorriam. No terceiro momento, foi feita uma discussão sobre os resultados observados correlacionado os mesmos com conceitos de química abordados no ensino médio como: interações intermoleculares, conformação molecular e mudanças do estado físico da matéria. Na última etapa da oficina foi apresentada uma receita para a preparação de um doce com a utilização das gemas que foram separadas previamente das claras utilizadas na parte prática destacando a importância de se evitar o desperdício de materiais. Os alunos ainda relataram suas impressões e avaliação da atividade, por meio de uma nuvem de palavras gerada pelo aplicativo Mentimeter. Para a realização das oficinas foram gerados diferentes materiais didáticos como vídeos e slides. Os experimentos e as discussões foram conduzidos pelos alunos de graduação envolvidos no projeto junto com o respectivo professor de química da escola envolvida. No total foram realizadas 3 oficinas nas escolas: Escola Técnica Estadual Jucelino Kubitschek, FAETEC (6 alunos), Escola Pio XII (12 alunos), ambas localizadas na Zona Norte, e Sistema Educandos de Ensino (12 alunos) localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A oficina virtual mostrou ser uma alternativa para que conteúdos formais da química ensinados no Ensino Médio fossem abordados de maneira mais significativa aumentando o interesse dos alunos pela disciplina.[1]Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados Preliminares PISA. Brasília:INEP, 2009. [2] This, H. Um Cientista na Cozinha, 4a ed. Ed. Ática, 2003.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Bianca Carvalho et al.. QUÍMICA NA COZINHA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM TEMPOS DE COVID-19.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319356-QUIMICA-NA-COZINHA--ATIVIDADES-EXPERIMENTAIS-EM-TEMPOS-DE-COVID-19. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

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