O ESTUDO DOS MOVIMENTOS DA FACE, CABEÇA E PESCOÇO E A CRIATIVIDADE NA INTERRELAÇÃO ENTRE TRABALHO FÍSICO E POÉTICO PARA ELABORAÇÃO DOS VÍDEOS DIDÁTICOS E ARTÍTICOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

DOI
10.29327/131086.1-45  
Título do Trabalho
O ESTUDO DOS MOVIMENTOS DA FACE, CABEÇA E PESCOÇO E A CRIATIVIDADE NA INTERRELAÇÃO ENTRE TRABALHO FÍSICO E POÉTICO PARA ELABORAÇÃO DOS VÍDEOS DIDÁTICOS E ARTÍTICOS
Autores
  • VITORIA PEDRO E ARAUJO
  • André Meyer Alves de Lima
  • Ana Célia de Sá Earp
  • Taciana Moreira Barbosa Laranja
  • ANANDA DE SÁ EARP MEYER
  • José Édipo da Silva Santos
  • Brainer Lua
  • Rhaiza De Souza Ciricola
  • RAFAEL VEIGA JUNIOR
  • Gabriel Nascimento
  • LINDALVA DOS ANJOS SILVA
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Dança e movimento
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319313-o-estudo-dos-movimentos-da-face-cabeca-e-pescoco-e-a-criatividade-na-interrelacao-entre-trabalho-fisico-e-poetic
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Dança, Ensino, Criação, Helenita Sá Earp
Resumo
Este trabalho visa refletir sobre os processos de criação envolvidos na pesquisa de movimento para web série “Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp – Estudo do Movimento da Face, Cabeça e Pescoço. Os vídeos pretendem difundir os estudos de movimento como produção de conhecimento cientifico-artístico-cultural dentro da universidade e extra muros, ampliando e democratizando o acesso aos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp (2019). O estudo do Parâmetro Movimento é o eixo central que articulará as relações com os demais Parâmetros: Espaço, Forma, Dinâmica, Tempo, abrindo perspectivas diversas sobre cada situação corporal e ampliando o leque criativo de composições, sequências, exercícios para aula e criações solísticas. Ao pesquisarmos as combinações das partes de corpo e de Famílias da Dança em esquemas de variação não fixos, compreendemos como estas situações se originam e se diversificam. Potencializamos nosso poder de criar, produzir e selecionar as nossas sínteses criativas conforme os objetivos pedagógicos e artísticos. Estes ensaios audiovisuais tem como foco detalhar metodologicamente como os princípios de combinação podem se desenvolver na relação com os movimentos da face, da cabeça e do pescoço, tanto na execução isolada e combinada, como na execução sucessiva e simultânea, em relações potenciais e liberadas em diferentes bases de sustentação. Para ampliar a investigação, a pesquisa dialoga com outros aspectos da linguagem corporal; tais como a exploração das planos, dos sentidos, das variações dinâmicas, dos Modos de Execução e das distribuições ritmo-temporais. A metodologia envolve na etapa 1: a) filmagens de estudos do movimento, b) decupagem e análise dos movimentos da face, coluna cervical e cabeça, c) ampliação das situações de movimento estudadas através a diversificação da execução de forma isolada e combinada, em contatos e apoios em diferentes bases de sustentação e contatos com objetos fixos e móveis, com adereços paredes e chão, d) ampliação das situações de movimento estudadas através a diversificação da execução com locomoções simples e variações sobre o andar e diferentes Modos de Execução, e) variação das trajetórias, níveis, sentidos e planos, f) associação diferentes tipos de respiração e com produção de sons. Na etapa 2 são realizadas improvisações para fins de composição de pequenas frases de movimento que sintetizem os conteúdos pesquisados. Por fim, na etapa 3 o material pesquisado é filmado e editado, reunindo-se aos vídeos didáticos já produzidos e disponíveis na página www.helenitasaearp.com.br. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS MEYER, André e EARP, Ana Célia de Sá. Helenita Sá Earp: Vida e Obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ARAUJO, VITORIA PEDRO E et al.. O ESTUDO DOS MOVIMENTOS DA FACE, CABEÇA E PESCOÇO E A CRIATIVIDADE NA INTERRELAÇÃO ENTRE TRABALHO FÍSICO E POÉTICO PARA ELABORAÇÃO DOS VÍDEOS DIDÁTICOS E ARTÍTICOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319313-O-ESTUDO-DOS-MOVIMENTOS-DA-FACE-CABECA-E-PESCOCO-E-A-CRIATIVIDADE-NA-INTERRELACAO-ENTRE-TRABALHO-FISICO-E-POETIC. Acesso em: 10/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes