DIPLOMACIA NO TWITTER: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA REDE SOCIAL NA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
DIPLOMACIA NO TWITTER: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA REDE SOCIAL NA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA
Autores
  • Luana Andrade Gomes
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)/Relações Internacionais
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319276-diplomacia-no-twitter--um-estudo-de-caso-sobre-a-influencia-da-rede-social-na-politica-externa-norte-americana
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Twitter, Diplomacia midiática, Revolução da Informação, Donald Trump, Política externa
Resumo
GOMES, Luana Andrade. Diplomacia no Twitter: Um estudo de caso sobre a influência da rede social na política externa norte-americana. Rio de Janeiro, 2019. Trabalho de conclusão de curso – Instituto de Relações Internacionais e Defesa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. O uso do Twitter por diversas autoridades, governos e departamentos do governo, além de ser utilizada por novos atores do cenário internacional, aponta como a rede social se tornou uma ferramenta de prática política. Através da análise das declarações do presidente norte-americano, eleito em 2016, na sua conta na plataforma, o trabalho busca verificar a elaboração de política externa na rede social e as consequências dessas colocações do mundo virtual para o mundo real. Para que tal proposta seja levada a efeito, este trabalho possui os seguintes objetivos específicos: (i) trazer e explicar o conceito de soft power para analisar a utilização da plataforma Twitter como ferramenta política e o poder da informação no jogo da política; (ii) apresentar como a revolução da informação mudou o conceito de Realpolitik para Cyberpolitik, alterando a natureza do poder no Sistema Internacional; (iii) contextualizar os três modelos de diplomacia na era da mídia, com destaque para a diplomacia da mídia, para exemplificar que não é mais apenas a partir da diplomacia tradicional que se faz política externa; (iv) a partir dos conceitos apontados, analisar de forma qualitativa e quantitativa a utilização da rede social Twitter pelo presidente norte-americano eleito no período imediatamente posterior à sua vitória, passando a exercer o papel de diplomacia presidencial através da rede social. De caráter exploratório, com método indutivo, a pesquisa decorre de uma metodologia focada em revisão bibliográfica, com utilização tanto de periódicos como de fontes primárias, utilizando também elementos da rede social Twitter. BIBLIOGRAFIA: CAMARGO, Julia Faria. Ecos do Fragor: a invasão do Iraque em 2003. A mídia internacional e a imprensa brasileira. Dissertação. 2008. 142f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Instituto de Relações Internacionais, Universidade Nacional de Brasília, Distrito Federal, 2008. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3671>. Acesso em: 21 de jul. de 2019. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Danese, Sérgio. Diplomacia presidencial: histórica e crítica. Rio de Janeiro: Top Books, 1999. GILBOA, Eytan. Global Communication and Foreign Policy. Journal of Communication. Dezembro de 2002. Acesso em 04 de agosto de 2019. GILBOA, Eytan. Diplomacy in the media age: Three models of uses and effects. Diplomacy & Statecraft, [s.l.], v. 12, n. 2, p.1-28, jun. 2001. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09592290108406201. KEOHANE, Robert O; NYE JUNIOR, Joseph S. Power and interdependence in the information age. Foreign Affairs, New York, v. 77, n. 5, p.81-94, set. 1998. MARTEL, Frédéric. Smart: O que você não sabe sobre a internet. 1a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. NYE JR., Joseph Nye. Cooperação e conflito nas relações internacionais. São Paulo: Editora Gente, 2009. NYE JUNIOR, Joseph S. Power in the Global Information Age: From Realism to Globalization. New York: Routledge, 2004. ROTHKOPF, David J.. Cyberpolitik: The Changing Nature of Power in the Information Age. Journal Of International Affairs, New York, v. 51, n. 2, p.325-359, abr. 1998. VALENTE, Leonardo. Política Externa na Era da Informação. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Luana Andrade. DIPLOMACIA NO TWITTER: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA REDE SOCIAL NA POLÍTICA EXTERNA NORTE-AMERICANA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319276-DIPLOMACIA-NO-TWITTER--UM-ESTUDO-DE-CASO-SOBRE-A-INFLUENCIA-DA-REDE-SOCIAL-NA-POLITICA-EXTERNA-NORTE-AMERICANA. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes