HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A PROFISSÃO DOCENTE NA IMPRENSA PEDAGÓGICA.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A PROFISSÃO DOCENTE NA IMPRENSA PEDAGÓGICA.
Autores
  • Fernanda Anversi Uchoa
  • Ana Lucia Cunha Fernandes
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319234-historia-da-educacao-e-formacao-do-professor--a-profissao-docente-na-imprensa-pedagogica
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
História da educação, Formação de Professores, Profissão Docente, Imprensa Pedagógica, História Públic
Resumo
A pesquisa pretendeu analisar a Imprensa Pedagógica publicada no Rio de Janeiro, no período entre 1870 e 1970, investigando especificamente a dimensão relativa ao conhecimento pedagógico e a compreensão referida do papel desempenhado pela imprensa pedagógica no desenvolvimento da profissão docente. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas principais revistas científicas da área de educação que tinham como fonte e/ou objeto de pesquisa publicações periódicas de educação e um primeiro levantamento dos títulos da Imprensa Periódica Educacional existente em bibliotecas e centros de documentação em documentação da UFRJ. Em relação a esse levantamento, foi elaborado um instrumento de recolha de dados, que permitiu a sistematização de informações de identificação e a elaboração de quadros e tabelas de classificação e análise de periódicos como “A Escola Primária”; “Revista Fluminense de Educação”; “Formação”; “Boletim de Educação Pública”, “Educação e Administração Escolar”, entre outras. O maior trabalho desenvolvido teve a ver com o processo de localizar, identificar e catalogar periódicos de educação existentes no PROEDES (Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade), centro de documentação em História da Educação existente na Faculdade de Educação da UFRJ, catalogando e analisando os periódicos manifestamente dirigidos aos professores, ao mesmo tempo que se procedeu à organização do acervo. Ao longo do processo, sentiu-se a necessidade de divulgar os achados da pesquisa por meio da utilização de algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, em forma de diário da pesquisa, a fim de atingir outros públicos para além dos muros da universidade, com base na incorporação de alguns dos conceitos dos estudos no domínio do que tem sido chamado de História Pública. Vale lembrar que com o início da Pandemia Mundial do COVID-19, passamos a realizar o trabalho de levantamento e análise por meio de fontes digitais disponíveis em vários repositórios virtuais, donde destacamos a importância da sua existência. Assim sendo, pensamos que conseguimos aprofundar o estudo sobre o conhecimento pedagógico construído e veiculado pelas revistas e sua atuação na configuração da profissão docente em diferentes momentos da história da educação brasileira. Referências bibliográficas: 1. NÓVOA, António(dir.). A Imprensa de Educação e Ensino – Repertório Analítico (séculos XIXXX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993. 2. CATANI, Denice Bárbara e SOUSA, Cynthia Pereira de (Orgs). Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): catálogo. São Paulo: Editora Plêiade, 1999. 3. FERNANDES, Ana Lúcia Cunha; XAVIER, Libânia; CARVALHO, L. M. Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963). Revista Brasileira de História da Educação. Dossier História da Profissão Docente no Brasil e em Portugal. Campinas: Editora Autores Associados. N. 15, Setembro/Dezembro, 2007. 4. CARVALHO, Bruno Leal Pastor & Teixeira, Ana Paula Tavares (Eds) História Pública e divulgação de história. São Paulo/SP: Editora Letra e Voz, 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

UCHOA, Fernanda Anversi; FERNANDES, Ana Lucia Cunha. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A PROFISSÃO DOCENTE NA IMPRENSA PEDAGÓGICA... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319234-HISTORIA-DA-EDUCACAO-E-FORMACAO-DO-PROFESSOR--A-PROFISSAO-DOCENTE-NA-IMPRENSA-PEDAGOGICA. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes