EXTENSIONISTAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

DOI
10.29327/131086.1-29  
Título do Trabalho
EXTENSIONISTAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE
Autores
  • Karina da Silva Assis Corrêa
  • Édnei César de Arruda Santos Junior
  • Joice Cavalcanti Lima
  • Joyce Domingues da Silva Oliveira
  • JULIANA VALENTE FARIA BASTOS
  • Laianne Dias Inácio
  • Levi de Almeida Santa Rosa
  • Marcos Paulo Da Silva Garcia
  • NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA
  • César Augusto Paro
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Saúde Coletiva
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319227-extensionistas-em-tempos-pandemicos--analise-das-contribuicoes-para-a-formacao-em-saude
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
COVID-19, narrativa, saúde, extensão
Resumo
Introdução Diante da magnitude da pandemia da COVID-19, os profissionais de saúde mal puderam se apropriar das poucas informações sobre a doença e já precisaram se preparar para assumir a linha de frente do cuidado às pessoas afetadas, nem sempre com adequadas condições de trabalho. A partir das experiências investigativas pregressas com os referenciais da Medicina Narrativa (CHARON, 2001) e da Pedagogia Crítico-Problematizadora (FREIRE, 2005), pesquisadores e estudantes da área da saúde da UFRJ desenvolveram o Projeto de Extensão "Uma imagem, uma mensagem - expressões de profissionais de saúde no contexto da COVID-19", com objetivo de mitigar o sofrimento de profissionais de saúde diante da pandemia, promovendo a expressão e elaboração dos seus sentimentos e leituras do cotidiano por meio de imagens e mensagens. Considerando que os desafios de uma emergência sanitária devem ser contemplados na formação em saúde, pressupõe-se que extensionar com a linha da frente a partir destas proposições têm grande potencial não só para contribuir com o enfrentamento do contexto pandêmico em suas múltiplas dimensões, mas também para a própria criticidade na formação. Objetivo Analisar como um projeto de extensão pode contribuir para a formação científica de estudantes de graduação. Método O projeto conta com uma equipe com doze participantes, dentre colaboradora externa e professores, graduandos e pós-graduandos da UFRJ oriundos de diferentes formações profissionais. Desde o seu início em abril de 2020, estes sujeitos se encontravam periodicamente por reuniões remotas para planejamento, desenvolvimento e avaliação contínua do fazer extensionista, que contou com atividades como: prospecção de potenciais colaboradores, processamento das imagens e mensagens recebidas para postagem, formação de banco de dados, participação em eventos científicos e, para aumentar nossa capacidade analítica sobre o experienciado, identificação e análise de projetos semelhantes e de como as narrativas de profissionais de saúde eram veiculados pela grande mídia. Resultados e Discussão O projeto possibilitou acentuar a capacidade de problematizar, fazer perguntas, sistematizar dados, trabalhar em coletivo, construir conhecimentos de forma compartilhada, estabelecer processos dialógicas de comunicação científica e lidar com problemas e desafios que surgem no processo por meio de um exercício empático e ético. Os estudantes tiveram contato com as narrativas de profissionais de saúde que atuavam desde unidades básicas de saúde a hospitais, em diversos estados brasileiros. O trabalho interno da equipe e as duas rodas de conversa que ocorreram como o público do projeto favoreceram processos de compreensão e análise crítica de como quem está na linha de frente experiencia e interpreta este vivido, contribuindo com o desenvolvimento da competência narrativa nestes estudantes, aspecto ainda pouco valorizado no trabalho científico, mas fundamental para uma formação crítica na saúde. Referências Charon, R. Narrative Medicine: a model for empathy, reflection profession, and trust. JAMA 2001, 15(5):1897-902. Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 42 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CORRÊA, Karina da Silva Assis et al.. EXTENSIONISTAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319227-EXTENSIONISTAS-EM-TEMPOS-PANDEMICOS--ANALISE-DAS-CONTRIBUICOES-PARA-A-FORMACAO-EM-SAUDE. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes