PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
Autores
  • Larissa da Cunha Gama Alves
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Antropologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319225-pesquisa-formacao-com-professores-iniciantes--uma-proposta-de-inducao-profissional-docente
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Indução Profissional docente, Pesquisa-formação, Narrativas docente.
Resumo
Este trabalho tem por interesse apresentar uma pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de professores (GEPED). A pesquisa tem por objetivo analisar as ações e reações de professores iniciantes em relação às tensões que permeiam a fase de inserção profissional. Parte-se da aposta que a indução entre pares, mediada pelo fazer da pesquisa, pode contribuir para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de carreira. Inserção profissional constitui a primeira fase do ciclo profissional docente, compreendendo os cinco primeiros anos de sua atuação. É um período marcado por tensões decorrentes da passagem de estudante e estagiário para professor profissional. Marcelo e Vaillant (2017) apontam que os professores geralmente enfrentam sozinhos a tarefa de ensinar, cabendo aos alunos serem os únicos testemunhos da ação docente. Ainda que pesquisas demonstrem a necessidade do trabalho colaborativo e cada vez mais se discuta a importância do trabalho em conjunto, a realidade ainda é de solidão e isolamento Diante disso, é recomendável que o professor viva essa fase, em um processo de indução. A indução refere-se à formação do professor durante esse período. É o processo que indica o acompanhamento desses professores, permeado de orientações, assistência e mentoria. Unir professores em situação de inserção, tem a intencionalidade de propiciar experiências, vivências entre eles, que oportunizem “possibilidades de integrar, no exercício profissional, uma dinâmica de reflexão, de mutualidade, de partilha e de inovação, por meio da qual professores em inserção se formam em colaboração com os pares” (CRUZ, 2018). Metodologicamente, o estudo se desenvolve mediante uma pesquisa-formação, com base em Josso (2006), que tem nas narrativas de professores iniciantes o principal meio de sua realização. A pesquisa-formação acontecerá através de 6 encontros em formato de oficina com os professores selecionados para favorecer a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas no início da docência e a construção de suas narrativas orais e escritas. O material será gravado e transcrito, de modo a permitir a análise pretendida. O interesse é analisar, por meio da pesquisa-formação, de que forma a indução entre pares permeada pela pesquisa, colabora no enfrentamento das dificuldades encontradas no período de inserção profissional. Referências: JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n.2, p.373-383, maio/ago, 2006. MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1224-1249, out/dez, 2017. CRUZ. Giseli Barreto da. Pesquisa COM Professores Iniciantes: um estudo sobre indução profissional. Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Larissa da Cunha Gama. PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319225-PESQUISA-FORMACAO-COM-PROFESSORES-INICIANTES--UMA-PROPOSTA-DE-INDUCAO-PROFISSIONAL-DOCENTE. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes