AÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA DURANTE A PANDEMIA: O POTENCIAL USO DAS DATAS COMEMORATIVAS E OS LIVROS PARADIDÁTICOS.

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA DURANTE A PANDEMIA: O POTENCIAL USO DAS DATAS COMEMORATIVAS E OS LIVROS PARADIDÁTICOS.
Autores
  • CRISTINA VIANA SMITH
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)/Ciência da Informação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319200-acao-educativa-da-biblioteca-durante-a-pandemia--o-potencial-uso-das-datas-comemorativas-e-os-livros-paradidatico
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
biblioteca escolar,datas comemorativas, formação de leitores, livros paradidáticos
Resumo
Este trabalho tem por finalidade fazer uma reflexão sobre o uso das datas comemorativas e as listas de livros paradidáticos (temáticos), da Biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ). A utilização das datas comemorativas é considerada uma ação educativa da biblioteca, que possibilita atender as necessidades informacionais dos alunos e otimizar o tempo de busca de uma informação sobre um determinado assunto. Essa pesquisa tem como objetivo ressaltar a criação de listas de sugestões de leituras baseadas nas datas comemorativas para serem compartilhadas nas mídias sociais e com toda a comunidade escolar. Além disso, visa colaborar no processo de aprendizagem dos alunos por meio da divulgação de informações sócio-culturais e históricas relacionadas às datas comemoradas. Para Garcia (2010), a internet tem cada vez mais atingido o sistema educacional e as escolas. As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo. A importância dos livros paradidáticos se deu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e orientou para a abordagem de temas transversais relacionados ao desenvolvimento da cidadania. Segundo os PCNs, livros paradidáticos têm exatamente a função de oportunizar aos professores o desenvolvimento de trabalhos voltados para valores como: empatia, amizade, respeito, responsabilidade, criatividade, superação, senso crítico, ecologia, diversidade, tradição, meio ambiente, poluição, equidade, dentre outros (BRASIL, 2020). A metodologia desse trabalho consiste na pesquisa bibliográfica que conforme Marconi e Lakatos (2017, p.199) “abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, artigos científicos, impressos ou eletrônicos [...]”. Deste modo, possibilitou fazer o levantamento de informações sobre biblioteca escolar, datas comemorativas, livros paradidáticos e formação de leitores. Devido à pandemia não foi possível dar continuidade as atividades práticas. Contudo, utilizamos as redes sociais da biblioteca para interagir e compartilhar informações relevantes para seus usuários. Em relação aos resultados, o uso dos recursos tecnológicos e midiáticos possibilitou a interação e o acolhimento virtual dos alunos por meio da divulgação das datas comemorativas e as listas do acervo bibliográfico de paradidáticos categorizados por temas da biblioteca do CAp/UFRJ. Desta maneira, verificamos a eficácia de divulgar o acervo e disseminar informações sobre um determinado assunto para a comunidade escolar e demais usuários nas redes sociais da biblioteca. Palavras-chave: biblioteca escolar, formação de leitores, datas comemorativas e efemérides, livros paradidáticos. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em: 26 nov. 2020. GARCIA, Paulo Sérgio. A Internet como nova mídia na educação: A rede internet e o processo de educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.pdf . Acesso em: 30 nov. 2020. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SMITH, CRISTINA VIANA. AÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA DURANTE A PANDEMIA: O POTENCIAL USO DAS DATAS COMEMORATIVAS E OS LIVROS PARADIDÁTICOS... In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319200-ACAO-EDUCATIVA-DA-BIBLIOTECA-DURANTE-A-PANDEMIA--O-POTENCIAL-USO-DAS-DATAS-COMEMORATIVAS-E-OS-LIVROS-PARADIDATICO. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes