UTILIZANDO O LÚDICO PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
UTILIZANDO O LÚDICO PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Helena Farias Sobreiro Marques
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319176-utilizando-o-ludico-para-combater-a-intolerancia-religiosa-nas-aulas-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Ensino, Lúdico, Intolerância Religiosa
Resumo
A liberdade religiosa é garantida pela Constituição brasileira e, desde 1989, é considerado crime qualquer ato de intolerância ou discriminação a práticas religiosas (Lei nº 7.716). No entanto, de acordo com dados levantados pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa através das denúncias feitas ao Disque 100, desde 2015 o Brasil vem assistindo um aumento no número de casos de discriminação, sendo as religiões afro-brasileiras os principais alvos. A educação vai muito além de repassar conteúdo, serve também para formar cidadãos, assim, cabe aos educadores fomentar o respeito à diversidade cultural e social. Dessa forma, a presente pesquisa propõe fornecer uma possível ferramenta didática de combate à intolerância religiosa. Para tal, optamos por criar um jogo de tabuleiro que aponta para as semelhanças e diferenças culturais entre as várias religiões do mundo e da história, baseando-nos no jogo Perfil da Grow. Nosso objetivo é utilizar o lúdico como forma de instigar a curiosidade e valorizar a pluralidade. Considerando que os ritos e crenças religiosas são inerentes à humanidade desde seus primórdios, sendo mutuamente relacionados aos contextos socioculturais, políticos e econômicos dos homens e mulheres que os praticam, a questão da perseguição/discriminação às diversas formas de manifestação religiosa perpassa todos os períodos históricos, desde a Antiguidade à Era Contemporânea. Tendo em vista que, segundo a Base Nacional Comum Curricular de 2015, o ensino de História deve aproximar presente e passado, nada melhor do que discutir o assunto nas salas de aula. De acordo com Débora El-Jaick, o jogo é uma linguagem presente em diversos âmbitos da vida atual: como forma de entretenimento, como mercadoria, como esporte, entre outros. A autora aponta que o jogo estimula a concentração, o raciocínio e a interação social, desafiando o participante a ultrapassar barreiras cognitivas e emocionais, atividades inerentes à educação. Além disso, o jogo cria uma “ilusão”, na medida em que possui regras próprias facilmente aceitas pelos participantes, levando os jogadores a inserir-se em outras realidades distintas da sua (um dos objetivos do ensino de História). Portanto, considerando o exposto, buscamos criar um jogo de tabuleiro chamado Religiões & Religiosidades, composto por 100 cartas contendo dicas que expõem as similaridades e as peculiaridades de diversas manifestações religiosas, como Islamismo, politeísmo greco-romano, Catolicismo medieval e muito mais, com o objetivo de auxiliar o ensino de História nas turmas do Ensino Fundamental. Essa pesquisa se insere no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), iniciada em outubro de 2019.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Helena Farias Sobreiro. UTILIZANDO O LÚDICO PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319176-UTILIZANDO-O-LUDICO-PARA-COMBATER-A-INTOLERANCIA-RELIGIOSA-NAS-AULAS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes