FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: UNIVERSIDADES DAS REGIÕES SUL, NORTE E CENTRO OESTE EM FOCO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: UNIVERSIDADES DAS REGIÕES SUL, NORTE E CENTRO OESTE EM FOCO
Autores
  • Luiza Fagundes Cardozo
  • Samara Oliveira Silva
  • Giovanna Trotte Caloiero
  • Monique Corte de Vasconcellos
  • Michele Pereira de Souza da Fonseca
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências de Saúde (CCS)/Educação Física
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319162-formacao-docente-em-educacao-fisica-e-inclusao--universidades-das-regioes-sul-norte-e-centro-oeste-em-foco
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Inclusão, Formação Docente, Universidade, Educação
Resumo
O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE), vinculado à Escola de Educação Física e Desportos – UFRJ apresenta resumo de um estudo PIBIC, que tem objetivo de mapear a formação docente dos cursos de licenciatura em Educação Física das regiões sul, norte e centro oeste do Brasil, analisando as ementas e buscando identificar potenciais possibilidades de discussão sobre os processos de inclusão/exclusão. As universidades analisadas foram UFPel, UFSC, UFSM, UFRGS, UNIPAMPA, FURG, UFPR, UFAM, UFAC, UNIFAP, UNIR, UFT, UnB, UFG, UFGD, UFMT e UFMS. Apoiamo-nos num referencial teórico que considera o conceito de inclusão em educação como amplo, dialético, processual e infindável, que envolve muitas mudanças, objetivando a aprendizagem e a participação plena de todos e todas (SAWAIA, 2017; SANTOS et al, 2009). Esse conceito não contempla apenas pessoas com deficiências, também abarca outros marcadores como, questões de gênero, sexualidade, classe social, religiosidade, questões étnico-raciais, dentre outros marcadores identitários e suas interseccionalidades. Temos como norteadores para as nossas discussões 3 dimensões: construção de culturas, desenvolvimento de políticas, orquestração das práticas de inclusão (BOOTH e AINSCOW, 2011). A pesquisa é quali-quantitativa. A análise documental foi feita com base nas ementas das disciplinas obrigatórias, que compõem os currículos dos citados cursos. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016) com categorias mistas, que contam com categorias pré-definidas de acordo com o referencial aqui apresentado e uma quarta categoria pós-definida, biológica do ser humano, que emergiu após a leitura flutuante dos dados. Foram analisadas 40 disciplinas obrigatórias da UFPel, 41 da UFSC, 44 da UFSM, 53 da UNIPAMPA, 54 da UFRGS, 51 da FURG, 43 da UFPR, 47 da UFAM, 52 UFAC, 56 da UNIFAP, 41 da UNIR, 43 da UFT, 48 da UFMS, 41 da UFGD, 47 da UnB, 45 da UFG e 49 da UFMT. Como resultado, obtivemos uma prevalência da dimensão de culturas na UFSC (35%), UFSM (50%), UNIPAMPA (43%), FURG (40%), UFRGS (35%), UFAM (41%), UNIFAP (41%), UFT (39%), UFMS (44%), UFGD (52%), UnB (42%) e UFG (44%). Enquanto na UFPel (32%), UFPR (42%), UFAC (39%) e UFMT a prevalência foi da dimensão das práticas. A UNIR foi a única universidade com prevalência da dimensão biológica do ser humano (37%). Em todas as universidades a dimensão do desenvolvimento de políticas teve uma incidência menor. Constatamos, com base nos documentos analisados, que há caminhos para se trabalhar a perspectiva inclusiva nos cursos em tela e possibilidades de discutir os processos de inclusão/exclusão no campo do ensino, mesmo nas disciplinas que não abordam a inclusão diretamente. O estudo não propõe a modificação desses documentos, mas principalmente o olhar sobre eles. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOOTH, Tony. & AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Traduzido por: Mônica Pereira dos Santos. Produzido pelo LAPEADE, 2011. SANTOS, M.; FONSECA, M.; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. 1. ed. Curitiba: CRV, 2009. SAWAIA, B (Org.) As artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOZO, Luiza Fagundes et al.. FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: UNIVERSIDADES DAS REGIÕES SUL, NORTE E CENTRO OESTE EM FOCO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319162-FORMACAO-DOCENTE-EM-EDUCACAO-FISICA-E-INCLUSAO--UNIVERSIDADES-DAS-REGIOES-SUL-NORTE-E-CENTRO-OESTE-EM-FOCO. Acesso em: 15/02/2025

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