PERFIS COGNITIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS ESCALAS WECHSLER

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PERFIS COGNITIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS ESCALAS WECHSLER
Autores
  • Gabriel Moreira Francisco
  • Brenda Carlos Coutinho
  • Cristina Maria Duarte Wigg
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319144-perfis-cognitivos-de-criancas-e-adolescentes-com-dificuldade-de-aprendizagem-a-partir-das-escalas-wechsler
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
desempenho acadêmico, aprendizagem, perfil cognitivo, neuropsicologia.
Resumo
As dificuldades de aprendizagem são problemas multifatoriais e têm sido cada vez mais frequentes no mundo todo, sendo uma das principais causas de encaminhamentos de crianças e adolescentes para avaliação neuropsicológica. Santos e colaboradores afirmam que a intervenção precoce e o estabelecimento de medidas preventivas ajudam a minimizar o impacto dos problemas de aprendizagem, quer associada a distúrbios cognitivos ou psicossociais (2012). A presente pesquisa tem como objetivo identificar os perfis cognitivos de uma amostra de escolares entre 6 e 16 anos com dificuldade de aprendizagem, com fins de reabilitação neuropsicológica. Em estudo anterior, foi analisada uma amostra de 109 crianças de escolas públicas e particulares, utilizando o teste de inteligência WISC-III, entre 6 e 16 anos, dividida em 2 grupos, por gênero (sendo 73,39% meninos e 26,61% meninas) e tipo de escola (sendo 19,27% de escola privada e 80,73% de escola pública.). Dificuldades de atenção e concentração foram os déficits cognitivos mais presentes. Além disso, dificuldades de compreensão, associação de ideias e conhecimentos gerais foram muito presentes, podendo estar relacionadas a diferenças socioeconômicas e culturais, visto que houve diferença significativa entre os desempenhos de alunos de escola pública e privada. Para reanálise dos perfis cognitivos serão estudados mais casos do banco de dados do projeto de pesquisa de aprendizagem e serão levadas em consideração as variáveis idade, gênero, tipo de escola, resultados no WISC III e WISC IV. O recorte da amostra foi realizado utilizando o Teste de Desempenho Escolar, foram incluídas 178 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem e baixo desempenho acadêmico que obtiveram escores inferiores à média. Com o aumento da amostra será possível verificar se os perfis identificados no estudo anterior se sustentam. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SANTOS, L.; PIMENTEL, R.; ROSA, L.; MUZZOLON, S.; ANTONIUK, S.; BRUCK, I. Triagem cognitiva e comportamental de crianças com dificuldades de aprendizagem escolar: um estudo preliminar. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 30, n. 1, p. 93-99, 2012.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCISCO, Gabriel Moreira; COUTINHO, Brenda Carlos; WIGG, Cristina Maria Duarte. PERFIS COGNITIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS ESCALAS WECHSLER.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319144-PERFIS-COGNITIVOS-DE-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-COM-DIFICULDADE-DE-APRENDIZAGEM-A-PARTIR-DAS-ESCALAS-WECHSLER. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes