ACESSIBILIDADE ÀS FAVELAS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3 (3.1/3.2/3.4): MAPEAMENTO, ARTE URBANA E ANÁLISES NA REGIÃO COM MAIOR NÚMERO DE COMUNIDADES NO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ACESSIBILIDADE ÀS FAVELAS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3 (3.1/3.2/3.4): MAPEAMENTO, ARTE URBANA E ANÁLISES NA REGIÃO COM MAIOR NÚMERO DE COMUNIDADES NO RIO DE JANEIRO
Autores
  • José Garcia Ribeiro Abreu Netto
  • RENATA CHIANELLI MONTEIRO REBELLO
  • Fabiana Izaga
  • Arthur Rocha Melo
  • Julia Maria Barbosa Maia
  • Gabrielle Salaman Rodrigues
  • Giovana Paape Casanova
  • Renata Guimarães Pougy
  • Rodrigo d'Avila Almeida
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319133-acessibilidade-as-favelas-da-area-de-planejamento-3-(313234)--mapeamento-arte-urbana-e-analises-na-regiao-c
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
mobilidade urbana, favela, acessibilidade, Área de Planejamento 3, Rio de Janeiro.
Resumo
A pesquisa visa fornecer insumos para uma agenda urbana para as favelas do Rio de Janeiro onde o direito à mobilidade urbana seja estruturante e componente central para o enfrentamento das suas desigualdades socioespaciais. Embora o Rio de Janeiro tenha amplo histórico de programas de urbanização de favelas, a discussão sobre a mobilidade urbana, a acessibilidade e os transportes é ainda superficial (IZAGA e PEREIRA, 2014). A pesquisa teve início na Área de Planejamento 2 (63 favelas), e neste momento discute a Área de Planejamento 3 (363 favelas), que reúne o maior número de favelas na Cidade do Rio de Janeiro. Mais especificamente, este trabalho apresentará as análises das Sub-Áreas: 3.1, que reúne as Regiões Administrativas (RA) de Ramos e Complexo da Maré; 3.2, onde estão as RA´s de Méier e Jacarezinho; 3.4, composta pelas RA´s de Inhaúma e Complexo do Alemão. Por meio do mapeamento das bordas das favelas da AP3, nosso estudo propõe um aperfeiçoamento na matriz de análise anteriormente desenvolvida, para mensurar a acessibilidade às comunidades, categorizando e relacionando os pontos de entrada às favelas, em distância e tempo, à disponibilidade das redes dos transportes formais e os alternativos (QUINTÁNS, 2015). Na configuração dos acessos mapeou-se a presença de arte urbana e grafismos murais. O levantamento dos acessos às favelas se apoiou no banco de dados do Sistema de Assentamentos de Baixa Renda da Prefeitura do Rio (SABREN, PCRJ), que define os acessos principais às favelas; o Google Street View foi utilizado como instrumento de checagem das informações, onde o limite de sua visualização é um indicativo do próprio limite da favela. Os dados dos sistema de transporte foram extraídos do SIURB, sistema de informações geo-localizados da PCRJ. Foram estabelecidas categorias para o mapeamento dos acessos às favelas e analisada sua relação com os modais de transporte público formais e alternativos (vans, moto-taxi, kombis). Os resultados apresentados buscam consolidar dados quantitativos e qualitativos da mobilidade urbana no espaço das bordas entre as favelas e a cidade formal, que se identificam como importantes locais de transferência modal para as populações que habitam nas comunidades. Apesar do alto grau de consolidação e por estarem em geral cercadas de boa oferta de transportes públicos, as favelas da AP3 apresentam dificuldades para acessibilidade, em muito devido à sua diversidade, caracterizada pelas mais variadas formas de ocupação nas brechas e sobras da malha urbana formal. Essa condição tem rebatimentos sobre a sua ligação aos espaços públicos e aos acessos ao transporte. O aplicativo informacional que consolida os dados e informações da pesquisa é o ARCGIS e fazem parte do GEO|UM – Centro de Georreferenciamento em Urbanismo e Meio Ambiente, do LEC – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cidades, do PROURB/FAU/UFRJ. Bibliografia: IZAGA, Fabiana.; SILVA PEREIRA, Margareth. 2014. A mobilidade urbana na urbanização das favelas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Cadernos do Desenvolvimento Fluminense. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/article/view/11533>. QUINTÁNS, Irene. Estudo sobre os Caminhos Escolares – Passagens Jardim Ângela. Relatório de Pesquisa, IVM. Novembro, 2015. Disponível em: < http://cidadeemmovimento.org/wp-content/uploads/Passagens-Jardim-Ângela_Caminho-Escolar.pdf>.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETTO, José Garcia Ribeiro Abreu et al.. ACESSIBILIDADE ÀS FAVELAS DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 3 (3.1/3.2/3.4): MAPEAMENTO, ARTE URBANA E ANÁLISES NA REGIÃO COM MAIOR NÚMERO DE COMUNIDADES NO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319133-ACESSIBILIDADE-AS-FAVELAS-DA-AREA-DE-PLANEJAMENTO-3-(313234)--MAPEAMENTO-ARTE-URBANA-E-ANALISES-NA-REGIAO-C. Acesso em: 10/02/2025

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