PREVISÃO DE WIND SHEAR NO AEROPORTO SANTOS DUMONT

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PREVISÃO DE WIND SHEAR NO AEROPORTO SANTOS DUMONT
Autores
  • Victor Veiga Souza Leão
  • Gutemberg Borges França
  • Vinícius Albuquerque de Almeida
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)/Geociências
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319127-previsao-de-wind-shear-no-aeroporto-santos-dumont
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Wind Shear, Aeroporto Santos Dumont, SODAR
Resumo
O fenômeno Wind Shear ocorre quando há uma variação da velocidade e/ou direção do vento com a altura. Eventos intensos podem ser críticos para a atividade aérea, especialmente nas operações de pouso, onde as aeronaves estão a baixa altura e com baixa velocidade. Por isso, para fins aeronáuticos, a Organização de Aviação Civil Internacional define a ocorrência de wind shear de baixos níveis entre a superfície e 500 metros (ICAO, 2005), e o classifica conforme a sua intensidade baseado nas seguintes classes: leve (variação de 0 a 4 kt a cada 100 ft), moderada (variação de 5 a 8 kt a cada 100 ft), forte (variação de 9 a 12 kt a cada 100 ft) e severa (variação maior do que 12 kt/100 ft). Tendo em vista a importância para a segurança de voo de se antecipar a ocorrência do fenômeno, o estudo teve como objetivo propor um método para a previsão de wind shear no Aeroporto Santos Dumont com uma antecedência de pelo menos 15 minutos. Este aeroporto está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro/RJ, possui duas pistas curtas e há presença de orografia no seu entorno, fatores que tornam a operação aérea crítica no local e que pode ser piorada em condições com wind shear forte. Os dados utilizados compreendem o período entre 01/10/2016 e 30/09/2019 e são oriundos do perfilador vertical de vento SOnic Detection And Ranging (SODAR) instalado na área de estudo. Suas medições são realizadas entre as alturas de 30 e 520 metros, em intervalos de 10 m, a cada 15 minutos. O instrumento estima diversas variáveis, entre as quais, a direção e intensidade do vento, o cisalhamento do vento, a energia cinética turbulenta, e a taxa de dissipação turbulenta. Desta forma, o trabalho avaliou o potencial desses parâmetros em construir um modelo preditivo do fenômeno utilizando algoritmos de aprendizado de máquina. Resultados preliminares indicaram baixa frequência de valores classificados como forte (0,003 %) e que eles ocorrem majoritariamente abaixo de 100 metros de altura. Foi desenvolvido um modelo inicial de regressão que obteve um coeficiente de correlação de 0,8 e um erro médio absoluto de 0,3 (kt/ 100 ft). Referências Bibliográficas: ICAO. Manual on Low-level Wind Shear and Turbulence. Doc 9817, 2005, p. 213.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEÃO, Victor Veiga Souza; FRANÇA, Gutemberg Borges; ALMEIDA, Vinícius Albuquerque de. PREVISÃO DE WIND SHEAR NO AEROPORTO SANTOS DUMONT.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319127-PREVISAO-DE-WIND-SHEAR-NO-AEROPORTO-SANTOS-DUMONT. Acesso em: 08/02/2025

Trabalho

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