NARRATIVAS NO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO E SEXUALIDADE: A EXPERIÊNCIA EM CONJUNTO COM O PROJETO DE EXTENSÃO “REINVENÇÃO DO LER, DO ESCUTAR, DO ESCREVER E DO FALAR COM VOCÊ”

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
NARRATIVAS NO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO E SEXUALIDADE: A EXPERIÊNCIA EM CONJUNTO COM O PROJETO DE EXTENSÃO “REINVENÇÃO DO LER, DO ESCUTAR, DO ESCREVER E DO FALAR COM VOCÊ”
Autores
  • Ana Carolina Fernandes de Lima
  • Flavia Regina França de Oliveira
  • Patricia Raquel Baroni
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319116-narrativas-no-grupo-de-trabalho-genero-e-sexualidade--a-experiencia--em-conjunto-com-o-projeto-de-extensao-reinv
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
narrativas, cotidianos, espaçotempo
Resumo
O presente trabalho é tecido por licenciandas do curso de Pedagogia que participam do Grupo de Pesquisa “Ecologias do Narrar”, em trabalho conjunto com o Projeto de Extensão “Reinvenção do ler, do escutar, do escrever e do falar com você”, que se inscreve nas ações do mesmo Grupo de Pesquisa, ambos coordenados pela Professora Doutora Patrícia Baroni. O trabalho que começou durante o período pandêmico de COVID-19 foi pensado com a finalidade de produzir táticas e astúcias nos cotidianos a partir das artes do ler, do escrever, do narrar e do escutar. Elucida-se que somos, assim como aqueles com quem dialogamos, criadores no espaçotempo das experiências. Para nós, e concordando com ALVES & GARCIA (2002), trabalhar com o cotidiano e se preocupar como aí se tecem em redes ou pipocam como rizomas os conhecimentos, significa, escolher entre as várias teorias à disposição e muitas vezes usar várias. O presente trabalho possui seis grupos de trabalho (GT), a saber: Relações Raciais, Deficiências, Juventude e Vida Adulta, Gênero e Sexualidade, Diversidade Cultural e Infâncias. Cada GT constrói atividades online, concebidas por meio de diversas narrativas que permeiam a comunicação oral, as imagens, a troca de saberes e experiências e os vínculos alcançados. Tais atividades são postadas nas redes sociais do grupo de pesquisa Ecologias do Narrar. Buscando destacar a potência inscrita nos saberes dos cotidianos, expressos, sobretudo nas narrativas, assumindo-as como fontes legítimas de pesquisa. Nós, que compomos o GT Gênero e Sexualidade, optamos por assumir esta escrita e iniciamos durante a realização do projeto, a produção narrativa e o diálogo com diversas literaturas que contemplam muitas questões de gênero. O universo complexo da temática nos levou a abordar temáticas, tais como: narrativas da maternidade durante a graduação, concepções de educação sexual, a narrativa da docência travesti e a imagem masculina na docência da educação infantil. Estar no Gt de Gênero e Sexualidade, nos possibilitou pesquisar e ouvir os relatos de sujeitos que estão fisicamente longe, muitas vezes alcançadxs por redes sociais; Estudamos pesquisas e assim conversamos com aquelxs que vivenciam as temáticas diariamente, porém, não conseguimos controlar durante os diálogos e relatos, como será seu andamento visto que lidamos com momentos subjetivos e que muitas vezes são tomados por diversos tipos de emoções. . Acreditamos que toda discussão que escape à heterocisnormatividade é necessária, repleta de riqueza e potente. . Assim sendo, acreditamos que “o olhar sobre as atividades singulares e plurais nos mostram a necessidade de formação atenta às narrativas de si do maior número possível dxs praticantes de uma comunidade qualquer. Histórias que importam, vidas que importam em sua singularidade, a mais simples e cotidiana.” (YORK, CARVALHO & POCAHY, 2018). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. GONÇALVES Jr. SARA W. P. ; CARVALHO, F. S. ; Altay, Fernando P. . Corpo, gênero e sexualidade nas práticas-saberes de uma educadora da baixada marítima: notas de uma cartografia-encontro. In: Felipe Carvalho., Fernando Pocahy. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade nas práticas-saberes de uma educadora da baixada marítima: notas de uma cartografia-encontro. Ied.Aracaju - CE: Tiradentes, 2018, v. I, p. 429-448.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Ana Carolina Fernandes de; OLIVEIRA, Flavia Regina França de; BARONI, Patricia Raquel. NARRATIVAS NO GRUPO DE TRABALHO GÊNERO E SEXUALIDADE: A EXPERIÊNCIA EM CONJUNTO COM O PROJETO DE EXTENSÃO “REINVENÇÃO DO LER, DO ESCUTAR, DO ESCREVER E DO FALAR COM VOCÊ”.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319116-NARRATIVAS-NO-GRUPO-DE-TRABALHO-GENERO-E-SEXUALIDADE--A-EXPERIENCIA--EM-CONJUNTO-COM-O-PROJETO-DE-EXTENSAO-REINV. Acesso em: 07/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes