PLASTICIDADE E LINGUAGEM: ENFOCANDO O CÉREBRO DE CEGOS CONGÊNITOS

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
PLASTICIDADE E LINGUAGEM: ENFOCANDO O CÉREBRO DE CEGOS CONGÊNITOS
Autores
  • Adriana Evangelista de Freitas Costa
  • Emily Silvano da Silva
  • Aniela França
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Linguística
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/319107-plasticidade-e-linguagem--enfocando-o-cerebro-de-cegos-congenitos
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Linguagem, Cegueira congênita, Plasticidade Occipital, Neurobiologia
Resumo
O presente trabalho se propõe a mostrar as fases de elaboração de um vídeo de divulgação científica em Neurociência da Linguagem e Psicolinguística Experimental, especificamente sobre o tema de linguagem e plasticidade cerebral em cegos congênitos. Em indivíduos típicos e destros a linguagem se lateraliza à esquerda. Em indivíduos típicos e canhotos cerca de 25% das ativações de linguagem se localizam nos dois hemisférios e em 5% deles a linguagem fica toda na direita. Apesar de ser ainda um mistério porque a linguagem se lateraliza para a esquerda, na grande maioria das pessoas, o fato de haver diferenças entre os indivíduos típicos, já nos deixa indícios de como o cérebro é plástico. De fato, estudos com cegos demonstram que as experiências linguísticas e sensoriais durante períodos sensíveis têm efeitos potentes na base neurocognitiva da linguagem. Os indivíduos típicos, nativos de línguas faladas recrutam sistemas frontotemporais no processamento da linguagem. Em contraste, a cegueira congênita ou precoce, mas não a tardia, modifica a base neural da linguagem. Pessoas nascidas cegas recrutam áreas visuais para o processamento da linguagem. Além disso, apresentam vantagem cognitiva em algumas tarefas linguísticas (BEDNY, CHENG, SILVANO, 2020a). Experimentos indicam também que a rede de linguagem é menos lateralizada para a esquerda em cegos congênitos do que em indivíduos videntes, e essa redução não está relacionada à capacidade de leitura em Braille ou à quantidade de plasticidade occipital, mas sim à idade na qual a perda da visão ocorre. Notavelmente, existe uma correlação positiva entre a lateralização do córtex frontotemporal e a de áreas occipitais responsivas à linguagem em indivíduos cegos. Os indivíduos cegos com respostas de linguagem lateralizada à direita no córtex frontotemporal também têm respostas occipitais lateralizadas à direita para a linguagem. Juntos, esses resultados revelam uma neurobiologia verdadeiramente modificada da linguagem na cegueira (LANE et al. 2016; BEDNY et al., 2015a) Com a crença de que a divulgação científica é fundamental para o desenvolvimento da própria pesquisa científica porque ela cria massa crítica no entorno da ciência, uma vez que faz circular ideias e resultados de pesquisas, o objetivo específico desse trabalho é difundir e popularizar o conhecimento científico para públicos não especializados. Além disso, além de estimular o debate a respeito do tema nos meios já especializados, a própria confecção do vídeo incrementou o uso de metalinguagem e descobriu outros pontos de vista para os vários alunos envolvidos. O resultado dessa metodologia é o vídeo de divulgação científica que apresentaremos e sobre o qual comentaremos em diversos níveis de análise. A predição principal é a de que essa metodologia de aprender enquanto se ensina contribuirá para a capacidade de argumentação científica dos alunos, além de incrementar a difusão de conhecimento científico preciso para um público leigo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: LANE, C. et al. Reduced left lateralization of Language in Congenitally Blind Individuals. Journal of Cognitive Neuroscience, 2016. BEDNY, M., RICHARDSON, H. AND SAXE, R. “Visual” cortex responds to spoken language in blind children. Journal of Neuroscience, 35(33a, pp.1167ã-11681, 2015. BEDNY, M. Evidence from Blindness for a Cognitively Pluripotent Cortex. Trends in Cognitive Sciences, 2017. BEDNY, M.; CHENG, Q.; SILVANO, E. . Sensitive periods in cortical specialization for language: insights from studies with Deaf and blind individuals. Current Opinion in Behavioral Sciences, 2020 (no prelo). GORNO-TEMPINI ML, HILLIS AE, WEINTRAUB S. Classification of primary progressive aphasia and its variants. Neurology 2011;76:1006, 1014
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Adriana Evangelista de Freitas; SILVA, Emilyno da; FRANÇA, Aniela. PLASTICIDADE E LINGUAGEM: ENFOCANDO O CÉREBRO DE CEGOS CONGÊNITOS.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/319107-PLASTICIDADE-E-LINGUAGEM--ENFOCANDO-O-CEREBRO-DE-CEGOS-CONGENITOS. Acesso em: 08/02/2025

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