AS REPRESENTAÇÕES DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA NA SÉRIE ANIMADA INFANTO-JUVENIL 'IRMÃO DO JOREL' (2014)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
AS REPRESENTAÇÕES DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA NA SÉRIE ANIMADA INFANTO-JUVENIL 'IRMÃO DO JOREL' (2014)
Autores
  • Gabriela Oliveira Gayer
  • WAGNER PINHEIRO PEREIRA
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/História
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/318237-as-representacoes-da-ditadura-militar-brasileira-na-serie-animada-infanto-juvenil-irmao-do-jorel-(2014)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Desenho Animado, Ditadura Militar, História e Audiovisual, História e Memória
Resumo
A presente pesquisa se propõe a analisar elementos estéticos e narrativos da série animada infanto-juvenil Irmão do Jorel enquanto representações políticas da ditadura militar brasileira. Transmitida desde 2014 pelo canal de televisão a cabo Cartoon Network, a série foi inspirada principalmente na história familiar e infância do criador, Juliano Enrico, retratando a criança protagonista no final da década de 1980 e início da década de 1990. Embora seja uma obra de caráter ficcional, a construção das personagens e histórias da animação expressa a cosmovisão do criador sobre elementos socioculturais de sua família e da sociedade brasileira, marcadas pelos agentes e instituições da ditadura militar brasileira e sua transição política, criando representações de tais características para a construção dos personagens e seus papéis. Nesse sentido, episódios das três primeiras temporadas já exibidas são selecionados com o objetivo de investigar a forma que estes elementos políticos representativos abordam a ditadura militar brasileira no momento presente, em um desenho animado de cultura de massa, especialmente para um público de crianças e adolescentes. Ao desenvolver soluções aos problemas levantados anteriormente, é imprescindível que a metodologia articule, fundamentalmente, a linguagem técnico-estética (códigos internos de funcionamento) e as representações da realidade histórica ou social do (conteúdo narrativo) das fontes (NAPOLITANO, 2005, p. 237). Nesse sentido, a pesquisa realiza a análise dos elementos relacionados ao contexto de produção da obra, que compreende os anos aproximados da data do início da exibição do desenho, o ano de 2014; ao processo de produção da animação, portanto, atentar as particularidades das produtoras Cartoon Network e Copa Studios, assim como a cosmovisão roteiristas e do criador; e aos elementos que constituem o próprio universo de Irmão do Jorel. A partir disso, as questões levantadas por este trabalho abordam como o humor, característico do estilo narrativo da emissora e do criador da obra selecionada, pode se tornar uma ferramenta também reflexiva (GUANDALINI, 2017, p. 11) indissociável para entender as complexidades das figuras autoritárias e rebeldes do desenho. Irmão do Jorel é, portanto, analisado enquanto um produto de entretenimento da contemporaneidade, porém, contendo em si a relação com os imaginários e conjuntura sociopolítica do período em que a série está inserida. Diante do cenário político de negacionismos sobre o caráter autoritário e violento da ditadura militar brasileira, podendo ser interpretado pela historiografia como o resultado de um processo de políticas de desmemoria e silêncio (BAUER, 2014, p. 13), se torna interessante compreender a obra enquanto uma construção de memória do período, abrangendo suas questões próprias do tempo presente acerca desse passado representado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUER, Caroline Silveira. Brasil e Argentina: ditaduras, desaparecimentos e políticas de memória. 2ª edição - Porto Alegre: Medianiz, 2012 GUADALINI, Izabela Gama. “O que há por trás do riso: a história do humor brasileiro e as projeções sobre o seu futuro”. Intercom: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; Curitiba, 2017 NAPOLITANO, Marcos. “Fontes Audiovisuais: a história depois do papel”. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. pp. 235-289
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GAYER, Gabriela Oliveira; PEREIRA, WAGNER PINHEIRO. AS REPRESENTAÇÕES DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA NA SÉRIE ANIMADA INFANTO-JUVENIL 'IRMÃO DO JOREL' (2014).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/318237-AS-REPRESENTACOES-DA-DITADURA-MILITAR-BRASILEIRA-NA-SERIE-ANIMADA-INFANTO-JUVENIL-IRMAO-DO-JOREL-(2014). Acesso em: 07/05/2025

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