ESTUDOS PARA CONSERVAÇÃO DE ESCULTURAS DO MUSEU D. JOÃO VI DO SALÃO DA REITORIA (UFRJ)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ESTUDOS PARA CONSERVAÇÃO DE ESCULTURAS DO MUSEU D. JOÃO VI DO SALÃO DA REITORIA (UFRJ)
Autores
  • Luana Santos da Cunha
  • Luiza Batista Amaral
  • Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro
  • Nathalia Guimarães Teixeira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Artes
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317911-estudos-para-conservacao-de-esculturas-do-museu-d-joao-vi--do-salao-da-reitoria-(ufrj)
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Conservação e Restauração, Museu D. João VI, Esculturas
Resumo
A proposta do seguinte trabalho consiste em apresentar a investigação do estado de conservação das esculturas presentes no salão da Reitoria, que integram o acervo do Museu D. João VI, também situado no prédio da Escola de Belas Artes. Esse estudo realizado in-situ no segundo semestre de 2019 pelas estagiárias do curso de Conservação e Restauração, tem como objetivo o estudo do estado de conservação de quatro esculturas (sendo três delas de grande porte), documentando danos e realizando exames fotográficos com espectro de luz natural e ultravioleta a fim de investigar alterações cromáticas e/ou volumétricas e/ou possíveis adições na matéria das obras. Optou-se, nesse primeiro momento, pela realização dos exames organolépticos e fotográficos(CARDOSO,2016) como uma primeira medida de investigação dos danos nas obras, dentre eles, observou-se a presença de arranhões, inscrições com objeto perfurante, alterações da superfície cromática, manchas, restos de adesivos e sujidades. Sendo alguns desses danos detectados através do exame com ultravioleta(Ibidem), em que alterações foram observadas pela florescência, num espectro de cor diferente, em algumas áreas das esculturas. Além desses exames, o estudo desenvolveu um monitoramento de Umidade Relativa, Temperatura, e quantidade de Lux incidente, como prática de Conservação Preventiva(KING;PEARSON,2011) propondo uma análise ampla, considerando as condições ambientais em que a obra fora de um contexto museológico tradicional está submetida. Dessa forma, busca-se exibir os resultados obtidos nesse trabalho, apresentando mais detalhadamente uma das obras, destacando também sua relação com o ambiente e a arquitetura do salão da Reitoria, principalmente, observando os fatores ambientais que podem corroborar para deterioração da obra a longo prazo. CARDOSO, Danielle Luce. Documentação Fotográfica de Bens Culturais utilizando Luz Visível: Um guia básico.(Monografia)UFMG,2016. KING, Steve; PEARSON, Colin. Controle Ambiental para instituições culturais: planejamento adequado e uso de tecnologias alternativas. In: Conservação : conceitos e práticas/ Organização de Marylka Mendes [et.al];tradução de Vera L. Ribeiro.2.ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ,2011.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUNHA, Luana Santos da et al.. ESTUDOS PARA CONSERVAÇÃO DE ESCULTURAS DO MUSEU D. JOÃO VI DO SALÃO DA REITORIA (UFRJ).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317911-ESTUDOS-PARA-CONSERVACAO-DE-ESCULTURAS-DO-MUSEU-D-JOAO-VI--DO-SALAO-DA-REITORIA-(UFRJ). Acesso em: 16/12/2025

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