A NARRATIVA DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA FUTURA PROFESSORA ENQUANTO BOLSISTA NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA

Publicado em 26/02/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A NARRATIVA DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA FUTURA PROFESSORA ENQUANTO BOLSISTA NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA
Autores
  • Gabriela Vieira Lopes Ferreira
  • Daniella Assemany da Guia
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
26/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317507-a-narrativa-de-transformacao-de-uma-futura-professora-enquanto-bolsista-no-grupo-de-estudos-e-pesquisas-em-insubo
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
insubordinação criativa, pesquisa narrativa, formação de professores, conexões transdisciplinares
Resumo
Muitas práticas de ensino e pesquisa mantém-se engessadas em sua tradicionalidade, o que pode impossibilitar ações de empoderamento, ética, autonomia, criatividade, colaboração, reflexão e de justiça social no estudante, seja o da escola ou o da universidade. Ao perceber uma estrutura padronizada desde o meu espaço formativo inicial, fui em busca de compreensão e solução, e o fiz por meio da pesquisa acadêmica em Educação. Este estudo encontra-se em fase inicial e resultará das minhas narrativas – escritas e faladas – e experiências, no sentido de Larrosa (2002), com1o aquilo que nos toca, nos interpela e nos transforma. Sou formanda em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Desenho e, em agosto, fui selecionada como bolsista PIBIC-CNPQ e incorporei-me ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC-UFRJ). As ações de docentes e pesquisadores que vão de encontro às regras estabelecidas por autoridades e desumanizam a profissionalidade do professor são tidas como atitudes de insubordinação criativa (D’AMBROSIO; LOPES, 2015). Adotei a pesquisa sobre a minha própria prática (PONTE, 2004) quando me propus a narrar sobre mim mesma e a refletir sobre as minhas experiências, pois ao narrar-me, percebo as minhas gaiolas epistemológicas (D’AMBROSIO, 2013) e sinto-me em processo reflexivo e de transformação. A participação ativa no projeto de pesquisa e extensão “Interconexões como Práticas de Insubordinação Criativa na Docência", realizado pelo GEPIC, foi propulsor para este estudo. Os participantes do grupo se relacionam como uma comunidade de práticas (WENGER, 2001) e, portanto, o acolhimento, o trabalho colaborativo e a construção social são prioridades empáticas de todos, o que me trouxe uma sensação de pertencimento. Participar dos encontros semanais do GEPIC tem contribuído para o meu desenvolvimento profissional, ajudando-me na compreensão das possibilidades em relação à minha formação e dos desafios enfrentados para o fazer docente. Atualmente, estamos na fase embrionária de aprofundamento da fundamentação teórica. A previsão para o início das atividades do projeto é em janeiro de 2021, em que elaboraremos uma formação continuada para docentes de áreas diversas da Educação Básica, desvelando a (re)constituição de suas identidades profissionais (DAY, 2004), por meio de um planejamento sustentado nas conexões entre temas e conteúdos (CARREIRA, 2010). Visando meu desenvolvimento profissional, mantendo o hábito da escrita de memoriais e dando continuidade à minha participação em uma comunidade de práticas com trabalho colaborativo, espero apresentar os resultados em forma de dados concretos, que exemplifiquem a minha jornada de experienciação-transformação. A formanda que se encontrava bolsista em agosto deste ano já não é mais esta que lhes escreve, pois meu processo de experienciação perpassou caminhos que cunharam registros e provocaram autoconhecimento: “Do lugar onde estou, já fui embora” (Manoel de Barros). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS D’AMBROSIO, B. S., & LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a01. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, 19, 20-28, 2002. WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidad (Original in English, 1998). Barcelona: Paidós, 2001.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

FERREIRA, Gabriela Vieira Lopes; GUIA, Daniella Assemany da. A NARRATIVA DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA FUTURA PROFESSORA ENQUANTO BOLSISTA NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317507-A-NARRATIVA-DE-TRANSFORMACAO-DE-UMA-FUTURA-PROFESSORA-ENQUANTO-BOLSISTA-NO-GRUPO-DE-ESTUDOS-E-PESQUISAS-EM-INSUBO. Acesso em: 17/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes