O RACISMO RECREATIVO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O RACISMO RECREATIVO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autores
  • Gabriel Trolezi Batista Muino
  • Edmilson dos Santos Ferreira
  • José Jairo Vieira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/317079-o-racismo-recreativo-na-escola--um-estudo-de-caso-em-uma-escola-do-municipio-do-rio-de-janeiro
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Racismo recreativo, racismo estrutural, escola, educação antirracista
Resumo
PET e as crianças: como o racismo recreativo se expressa através do humor? Compreendendo raça como um elemento estruturante de como os direitos foram e são concebidos, negados e usufruídos de forma desigual no Brasil – e em todo mundo (GOMES; BRANDÃO; MADEIRA, 2020), o trabalho objetiva abordar algumas reflexões sobre a temática étnico-racial visualizadas através de um projeto ocorrido em uma escola pública localizada no munícipio do Rio de Janeiro. Neste estudo, obtive a contribuição do Programa Educação Tutorial (PET) – Movimentos Sociais que tem como objetivo a criação de um programa de ensino, pesquisa e extensão com licenciandos da UFRJ e, de modo geral, de baixa renda, a desenvolver diversas atividades de sensibilização, reflexão e debate além do empoderamento de jovens no local de pesquisa e, desse modo, propiciar a inclusão social dos mesmos. O programa possibilitou a organização e sistematização do trabalho dentro do campo escolar, mais especificamente com crianças do 2° ano do ensino fundamental com exposições de vídeos educativos sobre a temática racial, de gênero e inclusão juntamente com reflexão-ação discutidas previamente em grupo. O projeto possui um número de 12 participantes todos pertencentes ao curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ que foram divididos em 6 duplas, cada dupla ficou responsável por uma turma, cada grupo ficou responsável por passar vídeos como desenhos animados e curtas. Desse modo, a metodologia constou com encontros semanais com as crianças onde vídeos diferentes sobre as temáticas eram expostos, importante relatar que após cada vídeo havia debate sobre o tema em questão. Partimos da hipótese que, nessa escola, o racismo recreativo abrangia o cotidiano dos discentes a partir de brincadeiras que atuavam como hostilidade racial. Sendo assim, esse conceito de racismo recreativo designa um tipo específico de opressão racial: a circulação derrogatória que expressa desprezo por minorias raciais em forma de humor (MOREIRA, 2020). A questão central é identificar que situações de racismo se apresentam no cotidiano dos estudantes. A relevância desse estudo se encontra no sentido de possibilitar aos indivíduos pertencentes ao grupo atingido pelos preconceitos a construção de uma identidade racial positiva, dotada de afeto e orgulho próprios (CAVALLEIRO, 2001). Do ponto de vista metodológico, será realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos e algumas obras de autores como Moreira (2020), Cavalleiro (2001) além de resgatar relatórios feitos após cada dia dos vídeos reproduzidos e das discussões elaboradas. A observação participante deu contorno para o movimento de observação, participação e escuta das crianças. O levantamento evidenciou que há poucos trabalhos publicados que discutam as especificidades do racismo recreativo no contexto escolar e os relatórios apontam por uma demanda crescente por práticas dialógicas que potencializem as brincadeiras e interações em defesa de uma educação antirracista. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOMES, Daiane de Oliveiva; BRANDÃO, Wanessa Nhayara Maria Pereira; MADEIRA, Maria Zelma de Araújo. Justiça racial e direitos humanos dos povos e comunidades tradicionais. Revista Katálysis, 2020. v. 23, n. 2, p. 317-326. MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. Editora Polen: Jandaíra, São Paulo, 2020. CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. Salo Negro: São Paulo, 2001.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MUINO, Gabriel Trolezi Batista; FERREIRA, Edmilson dos Santos; VIEIRA, José Jairo. O RACISMO RECREATIVO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/317079-O-RACISMO-RECREATIVO-NA-ESCOLA--UM-ESTUDO-DE-CASO-EM-UMA-ESCOLA-DO-MUNICIPIO-DO-RIO-DE-JANEIRO. Acesso em: 03/06/2025

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