ANATOMIA DE FEIXES DE FIBRAS DE ELASTINA E MÚSCULOS INTRAMEMBRANOSOS NO UROPATÁGIO DE MORCEGOS-PESCADORES (CHIROPTERA: NOCTILIONIDAE)

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ANATOMIA DE FEIXES DE FIBRAS DE ELASTINA E MÚSCULOS INTRAMEMBRANOSOS NO UROPATÁGIO DE MORCEGOS-PESCADORES (CHIROPTERA: NOCTILIONIDAE)
Autores
  • João Pedro carvalho da Cunha Costa
  • William Corrêa Tavares
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Campus Duque de Caxias/Biotecnologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316846-anatomia-de-feixes-de-fibras-de-elastina-e-musculos-intramembranosos-no-uropatagio-de-morcegos-pescadores-(chirop
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Morcego-pescador; uropatágio; fibras de elastina; músculos intramembranosos; Nictilonidae
Resumo
A família Noctilionidae agrupa espécies de morcegos-pescadores da América tropical, que possuem adaptações em seus membros posteriores permitindo-lhes se alimentarem, majoritariamente, de peixes e crustáceos. O grupo possui um único gênero, Noctilio, contendo duas espécies, Noctilio leporinus (até 65g) e Noctillio albiventris (até 45g). Comparadas com outras espécies com massa corporal similar, estes animais possuem pés e garras consideravelmente maiores, utilizadas para capturar as presas, que geram perturbações na superfície da água detectadas por sonar. Os morcegos-pescadores também possuem bem desenvolvido uropatágio, membrana que que se estende entre os membros posteriores, utilizada como uma bolsa acessória que auxilia na captura e manuseio do alimento. Os quirópteros apresentam feixes intramembranosos de músculos e fibras de elastina nas membranas das asas (patágios). Estes feixes exercem importante função na manutenção de elasticidade e controle da aerodinâmica durante o voo, mas são pouco estudados no uropatágio. Levantamos a hipótese de que os feixes de fibras de elastina e músculos intramembranosos do uropatágio de morcegos piscívoros apresentam adaptações para a captura de alimento, sendo mais extensos e robustos que em espécies de morcegos que não utilizam o uropatágio com a mesma finalidade. Para testar tal hipótese, o presente trabalho tem como objetivos: caracterizar anatomicamente a disposição e estrutura de feixes de elastina e músculos intramembranosos do uropatágio dos noctilionídeos e compará-la com espécies de outas famílias de morcegos neotropicais. Serão examinados espécimes coletados pelo nosso grupo de pesquisa e espécimes já depositados na coleção de mamíferos Museu Nacional (UFRJ). A descrição dos feixes se dará a partir da fotografia de espécimes em mesa iluminadora, com filtro de luz polarizada, a qual aumenta o contraste entre os diferentes tipos de tecidos. Até o presente momento foram examinados 10 espécimes de morcegos da família Vespertilionidae, Molossidae e Phyllostomidae. As duas primeiras famílias, que utilizam o uropatágio na captura de alimentos, apresentam feixes de elastina e músculos intramembranosos no uropatágio bem desenvolvidos, em contraste com os filostomídeos examinados, que não o utilizam para o forrageio. Os resultados preliminares sugerem que espécies que usam o uropatágio para captura de alimentos apresentam feixes mais desenvolvidos como adaptação. Assim que tivermos acesso à coleção do Museu Nacional os noctilionídeos serão examinados. Referência: SILVA, Flávio. Mamíferos silvestres, Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1994. GONÇALVES, L. G. et al. Mamíferos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Pacartes, 2014. 212 p.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, João Pedro carvalho da Cunha; TAVARES, William Corrêa. ANATOMIA DE FEIXES DE FIBRAS DE ELASTINA E MÚSCULOS INTRAMEMBRANOSOS NO UROPATÁGIO DE MORCEGOS-PESCADORES (CHIROPTERA: NOCTILIONIDAE).. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316846-ANATOMIA-DE-FEIXES-DE-FIBRAS-DE-ELASTINA-E-MUSCULOS-INTRAMEMBRANOSOS-NO-UROPATAGIO-DE-MORCEGOS-PESCADORES-(CHIROP. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes