ENSINO DE LIBRAS COMO L2: POR UMA ABORDAGEM BASEADA NO USO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
ENSINO DE LIBRAS COMO L2: POR UMA ABORDAGEM BASEADA NO USO
Autores
  • Rebeca Pimentel dos Santos
  • Lia Abrantes Antunes Soares
  • Roberto de Freitas Junior
Modalidade
Resumo apresentação oral curta
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Língua
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316438-ensino-de-libras-como-l2--por-uma-abordagem-baseada-no-uso
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Gramática de Construções Baseada no Uso, ensino de LIBRAS, unidade didática.
Resumo
No contexto de escolarização de surdos, observam-se, por um lado, inquietações por parte de professores sem formação específica para ensino de segunda língua e, por outro, baixo desenvolvimento de habilidades linguísticas por parte dos estudantes que chegam à escola regular com pouco ou nenhum conhecimento da LIBRAS - uma língua compatível com os canais perceptuais disponíveis para desenvolvimento de conhecimentos em geral. Tal cenário motivou a busca por metodologias para ensino de LIBRAS, nos moldes de Soares (2020) e de Freitas (2020), a fim de oferecer a esses estudantes desenvolvimento das habilidades de produção e de compreensão de textos em LIBRAS. Dados o problema e a motivação, definimos o objetivo geral da pesquisa desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em InterlínguaS (NEIS/UFRJ), a saber: desenvolver material didático orientado por pressupostos da Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2019; HILPERT, 2019). Este modelo teórico, que alia princípios cognitivistas e funcionalistas, propõe que a experiência com input rico da língua possibilita a emergência de um repertório constituído por construções simbólicas que consistem em um conjunto organizado de pareamentos forma-sentido de natureza lexical e gramatical. Desse modo, práticas de ensino de línguas devem integrar atividades que promovam experiência dos aprendizes com construções em seus contextos de uso. Ainda em fase inicial, este trabalho sobre ensino de Libras como L2 (segunda língua) para aprendizes surdos e ouvintes, baseado nos estudo de Soares (2020) e de Freitas (2020), objetiva apresentar e justificar teoricamente o primeiro passo para cumprir as etapas referentes à materialização de unidades didáticas para ensino de LIBRAS. Os autores propõem um modelo que visa ao ensino de Português escrito como L2 (segunda língua) para aprendizes surdos, por um viés construcional, oferecendo metodologia inovadora e aplicável ao ensino de qualquer língua. Sendo assim, apresentaremos o primeiro passo para elaboração de uma unidade didática, centrado em três escolhas: (i) as construções gramaticais e lexicais a serem ensinadas (forma e sentido), (ii) o ato comunicativo que a materializa e (iii) o input autêntico que exemplifica usos de tal construção. Definidas essas escolhas, as etapas de materialização de uma unidade didática, definidas pelos autores, podem ser iniciadas. FREITAS JR, Roberto de. Por uma abordagem construcional e aplicada de ensino de PBL2 de surdos: integrando a GCBU aos PCNLE e às OCEMLE. In: FREITAS JR, Roberto de; SOARES, Lia A. Antunes; NASCIMENTO, João Paulo da Silva. (Orgs). Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras. 1a Edição. 2020. GOLDBERG, A. Constructions at Work: The nature of Generalization in Language. Oxford: Oxford University Press, 2006. SOARES, Lia Abrantes Antunes. A produção de materiais para ensino de português escrito por uma abordagem baseada no uso. In: FREITAS JR, Roberto de (Orgs); SOARES, Lia A. Antunes (Orgs); NASCIMENTO, João Paulo da Silva (Orgs). Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras. 1ª Edição. 2020.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Rebeca Pimentel dos; SOARES, Lia Abrantes Antunes; JUNIOR, Roberto de Freitas. ENSINO DE LIBRAS COMO L2: POR UMA ABORDAGEM BASEADA NO USO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316438-ENSINO-DE-LIBRAS-COMO-L2--POR-UMA-ABORDAGEM-BASEADA-NO-USO. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes