TESTE DE JOGABILIDADE E AVALIAÇÃO DE UM RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE NA TEMÁTICA DA DOAÇÃO DE SANGUE

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
TESTE DE JOGABILIDADE E AVALIAÇÃO DE UM RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE NA TEMÁTICA DA DOAÇÃO DE SANGUE
Autores
  • BARBARA GABRIELLE DE ARAUJO DOS SANTOS
  • Miriam Struchiner
  • Fábio Narduchi de Paula
  • Wallace Gonçalves Pereira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Educação
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/316022-teste-de-jogabilidade-e-avaliacao-de-um-rpg-para-o-ensino-de-ciencias-e-saude--na-tematica-da-doacao-de-sangue
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Doação de sangue, RPG, ensino de ciência, saúde.
Resumo
Existe um grande desinteresse dos alunos em disciplinas voltadas para Ciências e Saúde, devido a uma formação escolar que persiste na concentração de conteúdos curriculares de Ciências voltados para informações sobre doenças, sintomas e prevenção (COSTA; GOMES; ZANCUL; 2011), dificultando o aprendizado, pois há um distanciamento entre conteúdo e cotidiano desses sujeitos, sendo necessárias novas abordagens que promovam maior interesse pelo conhecimento dessas áreas. A utilização de jogos como o Role-playing Game (RPG) vem auxiliar o aprendizado, para que se alcancem os objetivos de aprendizagem de forma lúdica, sendo uma excelente ferramenta educacional, estimulando o exercício da criatividade e o desenvolvimento da capacidade de resolver situações-problema, além de capacitar o aluno a relacionar conteúdos escolares com suas ações do dia-a-dia (MARCATTO 1996). O objetivo deste trabalho é apresentar as etapas de desenvolvimento de um jogo do tipo RPG para o ensino de Ciências e Saúde com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando a temática da doação de sangue por sua emergência no contexto sociocientífico, por proporcionar reflexões sobre valores humanos e éticos e sobre o exercício da cidadania. A partir da implementação do jogo com um grupo de alunos, pretende-se analisar a aprendizagem de conceitos científicos relacionados à temática. O teste piloto de jogabilidade e avaliação do RPG consistiu em uma atividade planejada pelo Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC/NUTES/UFRJ) em parceria com cinco alunos de licenciatura que se dispuseram a participar do estudo piloto do protótipo do jogo. Assim, com professores em formação, foi possível avaliar como tais futuros profissionais percebem o potencial uso do RPG em contexto de ensino. Mediado por um aluno de mestrado que atuou como o mestre do jogo, esse piloto trabalhou a sua jogabilidade, analisando de que modo o jogo pôde proporcionar reflexões por parte dos alunos sobre questões humanas e sociais relativas à saúde, especificamente sobre doação de sangue, questões cotidianas relacionadas à ciência e à tecnologia, como também o papel do RPG no contexto educacional. A atividade aconteceu de forma remota por meio do software Discord. A partir de discussão sobre o que é o RPG, os alunos de graduação foram introduzidos ao tema abordado no jogo. Nesse encontro, o mediador apresentou aos participantes quais eram os objetivos do jogo em relação à temática desenvolvida e os meios e materiais necessários para a sua atividade. Durante sua realização, cada jogador criou sua ficha de personagem, com características e elementos relacionados ao tema, necessários para o desenvolvimento da partida. O olhar dos licenciandos sobre aspectos e estrutura do jogo foi essencial para as correções na mecânica, na estética, na história e na tecnologia nas quais o RPG se alicerça. A próxima etapa será a pesquisa com um grupo de alunos do 8°ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. REFERENCIAL TEÓRICO COSTA, S. S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011. MARCATTO, A. Saindo do Quadro. 1. ed. São Paulo: A. Marcatto, 1996.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, BARBARA GABRIELLE DE ARAUJO DOS et al.. TESTE DE JOGABILIDADE E AVALIAÇÃO DE UM RPG PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE NA TEMÁTICA DA DOAÇÃO DE SANGUE.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/316022-TESTE-DE-JOGABILIDADE-E-AVALIACAO-DE-UM-RPG-PARA-O-ENSINO-DE-CIENCIAS-E-SAUDE--NA-TEMATICA-DA-DOACAO-DE-SANGUE. Acesso em: 30/06/2025

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