O ESTÁGIO CURRICULAR EM UM CAPSI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
O ESTÁGIO CURRICULAR EM UM CAPSI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO
Autores
  • Fernanda Vivas de Souza Santana
  • Cassia Patricia Barroso Perry
  • Maria Clara Germano Quintino Conforto Teldeschi
  • MARIA EDUARDA NICOLL SIMÕES DA CRUZ SECCO
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Psicologia
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/313292-o-estagio-curricular-em-um-capsi-e-sua-contribuicao-para-a-formacao-do-psicologo
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
Formação do psicólogo, Atenção psicossocial, Reforma psiquiátrica, Saúde mental
Resumo
A Reforma Psiquiátrica trouxe transformações fundamentais no modo de assistência e atenção à saúde mental, constituindo-se, para além da instauração e transformação de leis, um processo social complexo atuando contra a lógica manicomial e estigmatizante frente à loucura (AMARANTE; NUNES, 2018). O modelo de Atenção Psicossocial deriva deste processo, tirando-se o foco curativo, individual e a-histórico das questões de saúde e rompendo com práticas medicalizantes e verticalizadas (RODRIGUES; ZANIANI, 2017). Propõe-se, então, uma atuação profissional pautada na corresponsabilidade, na defesa da autonomia do usuário e do trabalho em equipe, enxergando o sujeito em sua totalidade e considerando sua subjetividade, àquilo que a constitui e afeta, como questões de gênero e raça, em detrimento de um diagnóstico. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (2004), o psicólogo deve saber trabalhar em equipe, visando o cuidado integral e respondendo às necessidades da população quanto a saúde psicológica e psicossocial. Somado à isso, o trabalho no Sistema Único de Saúde é baseado em portarias, leis e políticas, dentre elas, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), pautando uma prática profissional que considere os efeitos do racismo na saúde mental da parcela majoritária da população brasileira: não branca (BRASIL, 2016). Mas, apesar da Reforma Psiquiátrica, do modelo de Atenção Psicossocial e da PNSIPN nortearem a atuação profissional na Saúde Mental no SUS, tais debates e conteúdos ainda se mostram de maneira incipiente nos currículos de formação prático-teórica de psicólogos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar a importância do estágio curricular em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - o CAPSi CARIM - na formação profissional do psicólogo, por meio de um relato de experiência de estagiárias, possuindo ainda resultados preliminares. Ao estagiar no CARIM, participamos de dispositivos coletivos e individuais de cuidado, na construção de projetos terapêuticos singulares junto a outros profissionais e de supervisões e reuniões de equipe. A partir do estágio, entramos em contato com casos de intenso sofrimento psíquico e sua complexidade, aprendendo constantemente na relação com os usuários e nas trocas com a equipe. Dessa forma, defende-se a importância na formação dos estudantes de psicologia de experiências práticas voltadas à saúde pública, abrangendo a experiência do cuidado em saúde mental multiprofissional e intersetorial - articulando-o com a família e outros serviços do território, como escolas e clínicas da família - por meio da Atenção Psicossocial, contribuindo com a Luta Antimanicomial e o ideário da Reforma Psiquiátrica. Assim, destacamos os fundamentos e práticas de saúde aprendidas nesse espaço e o saber-fazer da experiência, desenvolvendo um olhar sensível que considera a constituição histórica, social e subjetiva dos sujeitos, indo além do seu diagnóstico. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica de Oliveira. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 23, n. 6, p. 2067-2074, Jun. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-2067.pdf>. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Temático Saúde da População Negra - Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 82 p. : il. (Painel de Indicadores do SUS; v. 7, n. 10) Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tematico_saude_populacao_negra_v._7.pdf> RODRIGUES, Daniel; ZANIANI, Ednéia José Martins. A formação acadêmica do psicólogo e a construção do modo de Atenção Psicossocial. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v. 12 n. 1, p. 224-239, fev. 2017. Disponível em <http://seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/1916>.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Fernanda Vivas de Souza et al.. O ESTÁGIO CURRICULAR EM UM CAPSI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/313292-O-ESTAGIO-CURRICULAR-EM-UM-CAPSI-E-SUA-CONTRIBUICAO-PARA-A-FORMACAO-DO-PSICOLOGO. Acesso em: 17/05/2025

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