A REPRESENTAÇÃO DO <R> EM CODA SILÁBICA MEDIAL EM DADOS DA ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 22/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-128-3

Título do Trabalho
A REPRESENTAÇÃO DO <R> EM CODA SILÁBICA MEDIAL EM DADOS DA ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Eduarda Rocha do Nascimento
  • Eliete Figueira Batista da Silveira
Modalidade
Resumo apresentação oral padrão
Área temática
Centro de Letras e Artes (CLA)/Linguística
Data de Publicação
22/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/jgmictac/311470-a-representacao-do-%3cr%3e-em-coda-silabica-medial-em-dados-da-escrita-do-ensino-fundamental
ISBN
978-65-5941-128-3
Palavras-Chave
rótica; coda medial; fonologia.
Resumo
Este projeto, inserido na linha de pesquisa Língua e Ensino, e vinculado ao projeto mais amplo denominado Aprendizagem da Escrita e sua Relação com a Aquisição da Linguagem e os Estudos de Variação e Mudança Linguística, analisará os dados de representação do <R> em coda medial (importante, lagaøta, emprotente e barrco) em produções escritas de crianças do segundo ao sexto ano do Ensino Fundamental, de escolas localizadas em São João de Meriti, Campo Grande, Niterói e Santa Cruz. O intuito é demonstrar que a escrita inicial reflete tanto as regras fonológicas subjacentes da gramática quanto aspectos variáveis do sistema e que, na medida em que as crianças vão se apropriando das convenções gráficas, a escrita passa a neutralizar e, por consequência, eliminar resquícios de tais interferências. A investigação intenta mapear os estágios de aprendizagem da escrita, a fim de fornecer subsídios coerentes para alfabetizadores, no que tange ao tratamento consistente nos considerados “desvios” ortográficos. Quanto ao procedimento metodológico, primeiramente coletaram-se os dados nas produções de cada ano escolar: representação adequada, apagamento do segmento, mudança na representação e casos de metátese. Posteriormente, os dados com todas as representações do <r> foram inseridos em tabela no programa Excel e analisados percentualmente em tabelas dinâmicas. Finalmente, a pesquisa aponta para o fato de a representação do segmento em contexto de coda medial ter comportamento categórico na escrita desses jovens. Entretanto, tais resultados são preliminares, visto que o estudo ainda está em fase inicial.
Título do Evento
XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020 - Edição Especial) - Evento UFRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Eduarda Rocha do; SILVEIRA, Eliete Figueira Batista da. A REPRESENTAÇÃO DO <R> EM CODA SILÁBICA MEDIAL EM DADOS DA ESCRITA DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Anais...Rio de Janeiro(RJ) UFRJ, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jgmictac/311470-A-REPRESENTACAO-DO-%3cR%3e-EM-CODA-SILABICA-MEDIAL-EM-DADOS-DA-ESCRITA-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes