{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A UFRJ realiza este ano, pela primeira vez de forma virtual, a XLII Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural – JICTAC 2020 Edição Especial, evento que anualmente congrega a participação de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos das mais diferentes áreas do conhecimento. A JICTAC se constitui, assim, em um importante fórum de debates sobre os estudos e pesquisa em desenvolvimento nos cursos de graduação dos sete (7) Centros e dois (2) Campi da UFRJ, com efetiva vinculação aos seus programas de pós-graduação.

Criada em 1978 pelo Prof. Giulio Massarani, a JICTAC envolveu, inicialmente, apenas dois Centros: o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). A partir de 1985, o evento alcançou toda a UFRJ com a participação de praticamente todos os Centros, notadamente do CCMN, do CT e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A partir de 1993, quando a UFRJ passou a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a JICTAC passou a ser, também, o fórum por excelência de apresentação dos trabalhos dos bolsistas desse Programa. O mesmo acontecendo a partir de 2010, quando o CNPq criou, e a UFRJ começou a participar, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI).

No período de agosto de 2019 a agosto de 2020 a UFRJ contou, institucionalmente, com 758 quotas de bolsas do CNPq-PIBIC, 69 quotas de bolsas do CNPq-PIBITI, 1039 quotas UFRJ para o PIBIC/PIBITI, 220 quotas do PIBIAC, além de 110 quotas de bolsas do CNPq-PIBIC-Ensino Médio, contemplando 1265 bolsistas em Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação, sendo alguns desses de outras instituições de ensino superior.

Com a normatização do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (PIBIAC), em 2004, destacou-se o caráter interdisciplinar da pesquisa desenvolvida na instituição no âmbito das artes e cujo impacto cultural já se vislumbrava nas apresentações dos bolsistas do referido Programa na JICTAC. 

A presença de bolsistas CNPq-IC Balcão, de bolsistas da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e de mais um grande número de alunos favorecidos com bolsas outra natureza evidencia ainda o amplo universo da pesquisa realizada na UFRJ em caráter de iniciação científica e a diversidade de olhares que a instituição promove.

Em 2019/2020, a UFRJ manteve seus editais de auxílio à pesquisa e, apesar de todas as dificuldades impostas pela COVID-19, observou com entusiasmo o crescente interesse de nossos alunos pela atividade de pesquisa e o engajamento da nossa comunidade acadêmica na JICTAC. Este ano, foram submetidos 4340 trabalhos à JICTAC, tendo sido aprovados 4294 trabalhos, o que demonstra a importância, em especial, do PIBIC no fomento à Iniciação Científica na UFRJ.

Nestes Anais, estão contidos os trabalhos conforme aceitos após avaliação, alguns dos quais podem não ter sido apresentados no evento.

Note-se, por fim, que os trabalhos neste volume são a reprodução fiel dos textos conforme preparados por seus respectivos autores, não tendo, portanto, passado por revisão por parte da Comissão Editorial dos Anais.


Comitê Local

Coordenação Geral da JICTAC

 


AGRADECIMENTOS

 

Concebida inicialmente em 1978 pelo Professor Giulio Massarani, a Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural ganhou vulto ao longo das décadas e conta, já nesta edição, com mais de 4300 trabalhos. O talento científico, o empenho constante e o espírito pioneiro do Professor Massarani marcaram gerações de professores e pesquisadores por ele formados na nossa instituição e imprimiram muitos dos valores que norteiam o olhar e o método investigativo da UFRJ. Sua atuação no estabelecimento de programas de iniciação científica junto ao CNPq se associa à vitalidade dos nossos programas institucionais de bolsa. De fato, a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação e do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa da UFRJ se mostra indispensável na formação do olhar crítico, científico e inovador que define a nossa instituição. Constatar, ano a ano, a evolução da Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural por meio dos trabalhos de pesquisa que compõem o evento não só nos renova o ânimo de participar da sua construção, mas também nos lembra do esforço conjunto necessário para que ele aconteça. Especialmente no ano de 2020, em que tantos desafios se nos impuseram, o sucesso dessa atividade é proporcional à dedicação e ao esforço de toda a comunidade da UFRJ. Àqueles diretamente envolvidos na organização da JICTAC, em qualquer capacidade, externamos, igualmente, o nosso sincero reconhecimento. Apenas com o apoio incansável de todos os que participaram desta organização, podemos ouvir e debater a investigação conduzida nos Centros, Campi e nas Unidades da UFRJ. Agradecemos, ainda, por sua contribuição, o Comitê Externo/CNPq no processo de acompanhamento e avaliação dos programas da UFRJ, e o Comitê Institucional, que tem, cada vez mais, aprimorado o acompanhamento do PIBIC e do PIBITI na nossa Universidade.

  

       Prof.ª Denise Maria Guimarães Freire                                                      Prof.ª Gisele Viana Pires

    Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa                                               Pró-reitora de Graduação




Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Coordenação Geral da JICTAC 2020
jornada@pr2.ufrj.br

Não existem edições anteriores