ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE): UMA PROPOSTA ARTICULADA ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA

Publicado em 05/12/2018 - ISSN: 2175-9162

Título do Trabalho
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE): UMA PROPOSTA ARTICULADA ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA
Autores
  • Tatiane Soethe Szlachta
  • Letícia Herdt
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 15 – POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Data de Publicação
05/12/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ixsimfop/123958-atividade-orientadora-de-ensino-(aoe)--uma-proposta-articulada-entre-ciencias-e-historia
ISSN
2175-9162
Palavras-Chave
Atividade Orientadora de Ensino, situação emergente do cotidiano, ensino-aprendizagem.
Resumo
1. Introdução Neste trabalho, apresenta-se um planejamento articulando entre História e Ciências voltado para o 8o ano do Ensino Fundamental – anos finais, a fim de contribuir com a qualidade da educação pública. Tal planejamento se dá a partir da proposta de Moura et al. (2010) da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) que por sua vez está embasada na Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev e da Teoria Histórico-cultural. 2. Fundamentação teórica Para Moura et al. (2011, p. 207), o conceito de Atividade pode fundamentar o trabalho do professor na organização do ensino, tratando, desta forma, “da interdependência entre o conteúdo de ensino, as ações educativas e os sujeitos que fazem parte da atividade educativa”. Sendo que na educação escolar, a atividade do professor é o ensino e a atividade do aluno é a aprendizagem. Na AOE, a presença desses três elementos é fundamentada no materialismo histórico-dialético, o que implica superar uma relação unívoca entre eles. Essa superação dá-se à medida que a atividade de ensino e aprendizagem possibilita a apropriação dos conceitos em um movimento semelhante ao de sua dinâmica original de produção, ou seja, de seu movimento lógico e histórico. O lógico reflete o histórico de forma teórica. O histórico contém o processo de mudança do objeto, as etapas de seu surgimento e desenvolvimento, as casualidades dos fatos e da vida. (MOURA; SFORNI; ARAÚJO, 2011, p. 40). A Atividade Orientadora de Ensino parte da concepção de que no processo educativo nós temos necessidades, que seria a apropriação da cultura, temos também um motivo real que é a apropriação do conhecimento historicamente acumulado, tendo como objetivo para os professores, o ensino e para os estudantes o objetivo é a aprendizagem. Os objetivos são realizados por meio das ações, que no âmbito dos estudantes seria a resolução dos problemas de aprendizagem e no âmbito dos professores seria a definição dos procedimentos de como trabalharem os conhecimentos teóricos, ou seja, a organização do ensino, as quais devem estar dentro das condições objetivas da instituição escolar. Para posteriormente, realizarem as operações que para os alunos seria a utilização dos recursos metodológicos os quais auxiliaram na aprendizagem e para os professores a utilização de recursos metodológicos que auxiliaram no ensino. E, finalmente, uma avaliação, para que se verifique se a internalização dos conteúdos foi suficiente. Na Atividade Orientadora de Ensino é preciso ter uma situação desencadeadora de aprendizagem, pois ela é quem cria as necessidades, os motivos, os objetivos, as ações e operações, tanto para o professor, quanto para o sujeito da aprendizagem. 3. O planejamento articulado Moura (2010) sugere a utilização de situações emergentes do cotidiano, jogos ou histórias virtuais. Neste planejamento articulado entre História e Ciências voltado para o 8o ano do Ensino Fundamental – anos finais, partiu-se de uma situação emergente do cotidiano, uma matéria, do site O Globo, que fala sobre a adição de energias renováveis. A partir desta matéria listaram-se conceitos de História e Ciências, trabalhando simultaneamente a Revolução Industrial e as fontes de energia renováveis e não renováveis, respectivamente, contemplando ainda a educação ambiental como diversidade. Tendo como objetivos dos professores o ensino dos conteúdos citados, e a internalização destes conteúdos pelos estudantes. Tendo em vista estes objetivos, há a necessidade do professor organizar os conteúdos para que os estudantes internalizem os conceitos, motivados pelo desenvolvimento do conhecimento teórico. Para que os objetivos sejam alcançados, definiu-se como ações do professor a apresentação da reportagem aos alunos, a realização de uma roda de conversa sobre o mesmo, propor uma pesquisa sobre os conteúdos a serem trabalhados e complementar as ações anteriores com uma explicação sobre os conteúdos. Já os alunos devem participar das atividades propostas pelo professor, relacionando a matéria ao conteúdo e internalizando os conceitos. Como instrumento avaliativo propõe-se a realização de uma atividade, envolvendo jogos teatrais, avaliações escritas e a avaliação da participação no decorrer das aulas. Caso se verifique que os objetivos não tenham sido atingidos, o professor deverá rever sua metodologia e replanejar suas aulas. Já o aluno deve refletir sobre os resultados da atividade, relacionando com o conteúdo estudado, sinalizando os pontos apreendidos e socializar suas conclusões com os colegas. Referências MOURA, M. O.; SFORNI, M. S. F.; ARAÚJO, E. S. Objetivação e Apropriação de Conhecimentos na Atividade Orientadora de Ensino. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/viewFile/15674/8500 >. Acesso em: 01 out. 2018. MOURA, M. O. et al. ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3094>. Acesso em: 01 out. 2018.
Título do Evento
IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Cidade do Evento
Tubarão
Título dos Anais do Evento
Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SZLACHTA, Tatiane Soethe; HERDT, Letícia. ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE): UMA PROPOSTA ARTICULADA ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA.. In: Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Anais...Tubarão(SC) UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixsimfop/123958-ATIVIDADE-ORIENTADORA-DE-ENSINO-(AOE)--UMA-PROPOSTA-ARTICULADA-ENTRE-CIENCIAS-E-HISTORIA. Acesso em: 04/07/2025

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