A PERSPECTIVA SOMATO-INTEGRATIVA DO ENSINO DE DANÇA DE MARIA FUX

Publicado em 19/01/2017 - ISSN: 21769516

Título do Trabalho
A PERSPECTIVA SOMATO-INTEGRATIVA DO ENSINO DE DANÇA DE MARIA FUX
Autores
  • Deborah Maia de LIMA
Modalidade
Grupo de Pesquisadores em Dança
Área temática
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida
Data de Publicação
19/01/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/IXCongressoABRACE/32647-A-PERSPECTIVA-SOMATO-INTEGRATIVA-DO-ENSINO-DE-DANCA-DE-MARIA-FUX
ISSN
21769516
Palavras-Chave
dança: Educação Somática: cultura: Danzaterapia
Resumo
Falar de dança é falar de educação, seja de educação do corpo com um refinamento da sensibilidade expressiva, e no caso da educação somática, também de uma consciência sensório-motora. No plano pedagógico, a prática de ensino da dança de María Fux, a Danzaterapia, utiliza a metáfora e o ritmo, com ênfase na criatividade do danzaterapeuta para conduzir o aluno ao movimento. Em um contexto de articulação interdisciplinar, é possível destacar a prática de María Fux no campo da educação e da arte. As abordagens somáticas estão relacionadas ao ser humano que, obrigatoriamente, insere-se em um contexto social particular, fato determinante de valores, de crenças e de códigos corporais aprendidos. Autores como Merleau-Ponty, Le Blanc, Héritier, entre outros, apontam que o trabalho com o movimento tem um impacto direto sobre o corpo, tanto quanto a visão de si e da cultura. A ação do professor de dança, em seus diversos contextos, está impregnada de crenças pessoais que influenciam a transmissão do conhecimento. Atualmente o status da Danzaterapia é ambíguo, de um lado porque sua natureza experiencial conduz à uma interpretação subjetiva, e de outro, por uma flagrante falta de estudos acadêmicos à seu sujeito. Este trabalho visa à apresentar a pesquisa doutoral que se desenvolve atualmente na Université du Québec à Montréal com foco no ensino de dança criada pela bailarina argentina María Fux e sua ligação com o campo da educação somática.
Título do Evento
IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais – artes cênicas em campo expandido
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LIMA, Deborah Maia de. A PERSPECTIVA SOMATO-INTEGRATIVA DO ENSINO DE DANÇA DE MARIA FUX.. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IXCongressoABRACE/32647-A-PERSPECTIVA-SOMATO-INTEGRATIVA-DO-ENSINO-DE-DANCA-DE-MARIA-FUX. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes