{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

APRESENTAÇÃO


As jornadas do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC), iniciadas em 2018, têm se consolidado ao longo das últimas nove edições como um espaço acadêmico de discussão, reflexão e compartilhamento de pesquisas e experiências sobre o Ensino Médio entre pesquisadores e professores da educação básica. Na VIII e IX edição do evento ampliou-se a participação do público, especialmente de pesquisadores e docentes da educação básica, por meio da inclusão de sessões de comunicações orais e relatos de experiências.

A VIII Jornada do OEMESC ocorreu entre os dias 17 e 18 de agosto de 2023, nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul, com forte apoio de todos os membros do referido observatório, em particular, a UNOCHAPECÓ e o IFC Campus de Camboriú.  O tema do evento foi “Retratos do NEM: Itinerários Formativos em Debate” e contou com a conferência de abertura cujo foco foi o “trabalho docente e a formação das juventudes”. O OEMESC, naquele contexto, estava se dedicando a compreender o processo de implantação dos Itinerários Formativos nas escolas piloto do Novo Ensino Médio em Santa Catarina. 

Realizou-se a mesa “Experiências de implantação dos itinerários formativos”, com a apresentação de representantes da Coordenadoria Regional de Itapiranga, da Escola de Educação Básica Paulo Freire (situada no município de Abelardo Luz), do Centro de Educação Profissional (CEDUP, do município de Getúlio Vargas), da Escola de Educação Básica Tancredo Neves (do município de Chapecó) e do Colégio da UNOCHAPECÓ, que socializaram suas experiências sobre a implantação dos itinerários formativos nas respectivas instituições. 

Cada experiência apontou potencialidades e desafios neste processo, em que se descaram a dinamicidade induzida pelo currículo que passou a exigir planejamento interdisciplinar, a necessidade de intensificar as relações dos conhecimentos escolares com problematizações da vida cotidiana e levar em consideração os projetos de vida dos estudantes. Entre os desafios estavam a necessidade de formação continuada qualificada e que tenha como ponto de partida os reais desafios da escola, a garantia de carga-horária para planejamento integrado e, em alguns casos, a infraestrutura de laboratórios. 

O evento inaugurou a realização de sessões de comunicações orais na jornada, com trabalhos que abrangeram diferentes temáticas, envolvendo discussões acerca das percepções de jovens estudantes sobre o NEM, das experiências de práticas de ensino e os desafios da aprendizagem no âmbito dos itinerários formativos, do uso de tecnologias digitais, da gestão democrática, do NEM noturno, das perspectivas dos professores sobre a implantação dos itinerários formativos e dos dilemas da atual política curricular catarinense para o Ensino Médio, etc.  

Por fim, o OEMESC apresentou resultados de pesquisa na Mesa de Encerramento e discutiu com o público alguns retratos do processo de implantação dos itinerários formativos a partir dos dados levantados junto a escolas piloto que se debruçaram desde o início da implantação do NEM no estado de Santa Catarina. Os resultados da pesquisa fazem parte de análises e reflexões dispostas na obra “Novo Ensino Médio em Santa Catarina: itinerários formativos e (des)conexões com o desenvolvimento regional”, organizado por Pesce et al (2024) . 

A IX Jornada do OEMESC ocorreu entre os dias 25 e 26 julho de 2024, na Universidade Regional de Blumenau - FURB, organizada pelos membros do observatório, em especial, pelo comitê vinculado ao PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - IFC Blumenau. Esta edição do evento foi realizada com apoio da Fapesc por meio do Edital de Chamada Pública Fapesc nº 02/2024 – Proeventos.

A temática da IX Jornada do OEMESC foi “Juventudes, trabalho e contemporaneidade: qual Ensino Médio?” e um dos objetivos desta jornada foi promover o diálogo entre os pesquisadores dos Observatórios do Ensino Médio da Região Sul do Brasil, visando conhecer as potencialidades das pesquisas nas temáticas de Ensino Médio, juventudes, trabalho e contemporaneidades, na integração da Pós-Graduação com a Educação Básica.

O evento iniciou com reunião interna dos(as) pesquisadores(as) do OEMESC, que refletiram sobre a organização do observatório, funcionamento, abrangência regional, temáticas que têm sido exploradas, lacunas e potencialidades para futuros projetos de pesquisa. Esta atividade antecedeu a sessão “Diálogos entre Observatórios do Ensino Médio dos três estados da Região Sul”, com a participação de Nora Krawczyk (UNICAMP), representando o EMpesquisa, Renata Peres Barbosa (UFPR), representando o Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná, Sandra Garcia (UEL), representando o Observatório do Ensino Médio de Londrina, Mateus Saraiva (UFRGS), representando o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e Willian Simões (UFFS), representando o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina.

A sessão foi mediada pela Profa. Dra. Cássia Férri (FURB) e possibilitou a aproximação entre os(as) pesquisadores(as) dos quatro ob, por meio do diálogo sobre as trajetórias, características e desafios que tem marcado a atuação dos respectivos observatórios, destacando-se o enfrentamento as reformas neoliberais nos contextos estaduais em que estão inseridos.

No dia 26 de julho ocorreram atividades de modo híbrido. Iniciando com a mesa “Juventudes, Trabalho e Contemporaneidades: qual Ensino Médio?”, com a participação de Nora Krawczyk (UNICAMP), Renata Peres Barbosa (UFPR), Sandra Garcia (UEL- Universidade Estadual de Londrina) e Mateus Saraiva (UFRGS), mediada por Celso Kramer (FURB) e a sessão de lançamento do livro “Novo Ensino Médio em Santa Catarina: itinerários formativos e (des)conexões com desenvolvimento regional”, que apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Reforma do Ensino Médio na rede estadual catarinense. 

No mesmo dia ocorreram de modo simultâneo 6 sessões de comunicações orais, com a apresentação de 35 trabalhos distribuídos em 4 eixos temáticos: Currículo do Ensino Médio; Ensino Médio e Juventudes; Ensino Médio e Trabalho; e, Políticas para o Ensino Médio. Tratam-se de resultados de pesquisas que abordam diferentes aspectos do Ensino Médio, tais como, tecnologias educacionais, práticas pedagógicas, educação profissional e tecnológica, políticas educacionais e curriculares, gestão democrática, participação estudantil, juventudes, resistências, dentre outros.

Nestes anais apresentamos os resumos expandidos das comunicações que ocorreram na VIII e IX Jornada do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Desejamos que os debates iniciados no evento reverberem em pesquisas e nas escolas públicas catarinenses, ampliando e aprofundando a reflexão sobre temáticas relacionadas ao Ensino Médio. 


Viviane Grimm e Willian Simões 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Érica Fernanda Monteiro: nandhamonteiro@hotmail.com

Sarah Apfelgrün: sarahhhapfelgrun@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}