AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PROJETO ‘PACTO DE FORMAÇÃO PELOS PARES’ DO GEPFEC / UNESP

Publicado em 23/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-240-2

Título do Trabalho
AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PROJETO ‘PACTO DE FORMAÇÃO PELOS PARES’ DO GEPFEC / UNESP
Autores
  • Flávia Graziela Moreira Passalacqua
  • Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço
  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
Modalidade
Artigo
Área temática
SUBMISSÃO POR GRUPO DE PESQUISA
Data de Publicação
23/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsimposiodegruposdepesquisadeformacaodeprofessores/340088-acoes-de-formacao-continuada-no-ambito-do-projeto--pacto-de-formacao-pelos-pares-do-gepfec--unesp
ISBN
978-65-5941-240-2
Palavras-Chave
Pacto de Formação pelos Pares, formação continuada de professores, práticas pedagógicas.
Resumo
O presente trabalho é resultante da parceria entre universidade pública e escola de Educação Básica, que se estabeleceu por meio do projeto formativo intitulado “Pacto de Formação pelos Pares - PFP”, idealizado pelo Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCL/UNESP), campus de Araraquara. O projeto tem como escopo o fortalecimento da formação em serviço entre professores que atuam no Ensino Fundamental, com base no provimento de discussões teoricamente embasadas e no compartilhamento de práticas pedagógicas bem-sucedidas. Participam dessa iniciativa docentes e equipes gestoras de dezoito escolas de um município do interior paulista, representados por professores articuladores eleitos para multiplicar as formações com seus pares de profissão, e membros do GEPFEC, que atuam nas frentes de planejamento e condução dos momentos formativos. O objetivo deste texto consiste em analisar essa experiência de formação no que se refere a um recorte específico: o levantamento das potencialidades consideradas essenciais para uma atuação docente exitosa. Trata-se de uma investigação qualitativa alicerçada na metodologia da pesquisa colaborativa que aprecia, segundo as orientações da Análise de Conteúdo, o conjunto de dados obtidos no período de 2018 a 2019, constituído a partir de observações, reuniões formativas com os professores articuladores do projeto, reuniões do grupo de pesquisa e questionários abertos aplicados aos sujeitos envolvidos. Os resultados apontaram atributos que as escolas e seus docentes já apresentam continuamente, considerados potencialidades reais, e outros que ainda almejam desenvolver, considerados potencialidades buscadas. Tais indicadores permitiram que as principais necessidades formativas fossem identificadas, configurando estratégia de delimitação de ações futuras de formação continuada.
Título do Evento
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira; LOURENÇO, Rayana Silveira Souza Longhin; SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de. AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PROJETO ‘PACTO DE FORMAÇÃO PELOS PARES’ DO GEPFEC / UNESP.. In: Anais do Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil. Anais...Brasília(DF) Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSIMPOSIODEGRUPOSDEPESQUISADEFORMACAODEPROFESSORES/340088-ACOES-DE-FORMACAO-CONTINUADA-NO-AMBITO-DO-PROJETO--PACTO-DE-FORMACAO-PELOS-PARES-DO-GEPFEC--UNESP. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes