ECODESIGN E O USO DE RESÍDUOS DE PROCESSAMENTO MECÂNICO E FLORESTAL: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA COMUNIDADES.

Publicado em 22/11/2016 - ISSN: 2178-3500

Título do Trabalho
ECODESIGN E O USO DE RESÍDUOS DE PROCESSAMENTO MECÂNICO E FLORESTAL: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA COMUNIDADES.
Autores
  • Geislayne Silva
  • Claudete Catanhede Do Nascimento
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 11 - Jovens pesquisadores
Data de Publicação
22/11/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivsicasa/33139-ecodesign-e-o-uso-de-residuos-de-processamento-mecanico-e-florestal--uma-alternativa-de-desenvolvimento-sustentave
ISSN
2178-3500
Palavras-Chave
Produtos ecoeficientes, desenvolvimento sustentável, resíduos florestais.
Resumo
A exploração madeireira na Amazônia pode ser considerada como uma das mais importantes atividades do setor produtivo da região. Acredita-se que seu verdadeiro potencial ainda não tem sido utilizado no contexto regional, tendo em vista que a participação deste segmento apresenta menos que 10% na economia da região. Mesmo sendo um fator que contribui o seu potencial tecnológico ainda não foi explorado, visto que o desdobro da madeira gera uma quantidade preocupante de resíduos florestais e de processamento mecânico em torno de 75% com qualidade que pode ser utilizada para a confecção de produtos. Embora existam alternativas de uso para estes resíduos, observou-se que estas apresentam formas que não podem ser reproduzidas em série além de não apresentarem desenho técnico. A presente proposta objetivou confeccionar produtos gerando alternativas a partir da classificação quanto a dimensionamento e características de resíduos, de maneira que fossem ecoeficientes e passiveis de ser produzidas por comunidades capacitadas pelo INPA de forma a incluí-las socialmente no setor produtivo da madeira. Conceitos de ecodesign foram empregados na idealização dos artefatos visando proporcionar uma melhor destinação para a madeira descartada e a produção sustentável por comunidades. Tanto que até o alburno da madeira foi utilizado, ciente que este é um dos mais desvalorizados pelo setor. Durante a concepção das peças levou-se em consideração o tipo e a quantidade de máquinas a ser utilizada para a produção dos protótipos. Isso possibilitou reduzir gastos energéticos alem de que tanto pequenas como grandes marcenarias são passiveis de produzir em série as opções propostas. Como resultados foram fabricados três protótipos de mesa de centro, um aparador e peça modular utilizando os resíduos gerados a partir da produção destes modelos. Peça essa que possibilita a criação de novos artefatos por ser modular e permitir a utilização de variados elementos de ligação e amarração. Foi criada levando em consideração vários fatores como função, forma e estilo. Os resultados mostraram ser possível produzir produtos sem destruir ou explorar os recursos naturais, concebendo assim um objeto para fazer parte do cotidiano, do mais elementar ao sutil, este foi o conceito utilizado para a criação das peças.
Título do Evento
IV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIA
Cidade do Evento
Manaus
Título dos Anais do Evento
Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Geislayne; NASCIMENTO, Claudete Catanhede Do. ECODESIGN E O USO DE RESÍDUOS DE PROCESSAMENTO MECÂNICO E FLORESTAL: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA COMUNIDADES... In: Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM/ANPPAS, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSICASA/33139-ECODESIGN-E-O-USO-DE-RESIDUOS-DE-PROCESSAMENTO-MECANICO-E-FLORESTAL--UMA-ALTERNATIVA-DE-DESENVOLVIMENTO-SUSTENTAVE. Acesso em: 13/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes