A LEGISLAÇÃO DO PUDOR: MORALIDADE E SEXUALIDADE FEMININA ATRAVÉS DAS PÁGINAS JURÍDICAS EM TERESINA (1890-1920)

Publicado em 04/07/2022 - ISBN: 978-65-5941-738-4

Título do Trabalho
A LEGISLAÇÃO DO PUDOR: MORALIDADE E SEXUALIDADE FEMININA ATRAVÉS DAS PÁGINAS JURÍDICAS EM TERESINA (1890-1920)
Autores
  • Lanna Letícia Lemos dos Santos
Modalidade
Apresentação de comunicação
Área temática
13 - Justiças, jurisprudências e práticas de liberdades (Andrea Slemian - UNIFESP)
Data de Publicação
04/07/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivseoivencontroposgraduandos/481597-a-legislacao-do-pudor--moralidade-e-sexualidade-feminina-atraves-das-paginas-juridicas-em-teresina-(1890-1920)
ISBN
978-65-5941-738-4
Palavras-Chave
História e Gênero, moralidade feminina, discurso, documentos judiciários, legislação.
Resumo
A honra sexual feminina foi por muito tempo discutida no âmbito privado das instituições familiares, religiosas e dos redutos femininos, onde a Igreja Católica era a instituição que detinha grande parte do monopólio do discurso de manutenção da ordem social civil, controlando os padrões morais que deveriam ser seguidos, especialmente pelas mulheres. Entretanto, no início do século XX, o arcabouço jurídico e as leis republicanas, ainda carregadas de um pensamento oitocentista, passaram a servir como base fundamental da vida em sociedade. Buscou-se, nesse momento, a defesa da honra feminina a partir também do discurso jurídico, onde o Estado podia intervir na família, impondo os valores patriarcais sobre ela. Este trabalho trata do estudo da moralidade e sexualidade feminina na cidade de Teresina, tendo como objetivo compreender o discurso normativo legislativo sobre as mulheres, entre os anos de 1890 e 1920. No percurso da pesquisa utilizaremos a legislação do período, os inquéritos policiais, processos judiciais, e os jornais, encontrados no Arquivo Público do Piauí, e em outras instâncias documentais, para analisarmos os impactos dessas leis em Teresina, e quais as táticas da sociedade teresinense sobre essa estratégia judiciária de normatização. Apresentaremos as normas jurídicas que perpetuavam o ideal oitocentista de mulher, e a partir disso, faremos uma relação entre elas, a bibliografia específica sobre a temática da sexualidade e moralidade feminina, e as informações constantes nos arquivos policiais, judiciários, e nos jornais, buscando entender como as regras eram impostas para criar uma moral feminina específica, e como essa moral era percebida e influenciava as práticas cotidianas ao longo do fim do século XIX e das primeiras décadas do século XX em Teresina.
Título do Evento
IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Lanna Letícia Lemos dos. A LEGISLAÇÃO DO PUDOR: MORALIDADE E SEXUALIDADE FEMININA ATRAVÉS DAS PÁGINAS JURÍDICAS EM TERESINA (1890-1920).. In: Anais do IV Encontro de Pós-Graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...Campinas(SP) Unicamp, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVSEOIVEncontroPosGraduandos/481597-A-LEGISLACAO-DO-PUDOR--MORALIDADE-E-SEXUALIDADE-FEMININA-ATRAVES-DAS-PAGINAS-JURIDICAS-EM-TERESINA-(1890-1920). Acesso em: 13/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes