A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2015- 2019

Publicado em 24/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-161-0

DOI
10.29327/ivreuniaogetea.307520  
Título do Trabalho
A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2015- 2019
Autores
  • Juliana Marques de Freitas
  • Lediane Fani Felzke
Modalidade
Resumo
Área temática
Educação e Diversidades na Amazônia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307520-a-pesquisa-como-metodologia-de-ensino-nas-ciencias-da-natureza--revisao-bibliografica-das-publicacoes-entre-2015-
ISBN
978-65-5941-161-0
Palavras-Chave
Ensinar pela pesquisa; Ciências da Natureza; Revisão bibliográfica.
Resumo
A pesquisa é uma forma de compreensão e aprendizado para os alunos e também para os professores, onde há um maior envolvimento de ambas as partes. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo compreender a importância da pesquisa como metodologia para o ensino das Ciências da Natureza no Ensino Médio. Tendo em vista abordar o tema ‘ensinar pela pesquisa’, procedeu-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2015-2019 que abordam experiências de utilização da pesquisa como método de ensino e aprendizagem. A busca foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódicos CAPES, por meio dos seguintes descritores: ‘educar pela pesquisa’, ‘pesquisa como metodologia de ensino’, ‘pesquisa na educação’, e utilizando-se os operadores booleanos ‘and’ e ‘or’. Foram localizados 26 artigos que se inseriam no perfil proposto. Neste corpus de trabalhos publicados, nota-se que um dos resultados analisado está relacionado com a forma de pesquisa. Vimos que nesses artigos as principais formas de pesquisa não estão relacionadas a experimentação e sim em outros métodos, como: artigos, rodas de conversa, entrevistas e oficinas, somente 8 artigos utilizaram a experimentação em laboratório. Ao continuar analisar os resultados verificamos também que nenhum dos artigos utiliza a teoria de aprendizagem comportamentalista e que todos utilizam a cognitivista. Em comum em todos os artigos percebe-se que ao utilizar a pesquisa, o professor incentiva o aluno a ser ativo no seu próprio aprendizado.
Título do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Título dos Anais do Evento
IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FREITAS, Juliana Marques de; FELZKE, Lediane Fani. A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2015- 2019.. In: IV Reunião Ampliada do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas da Amazônia. Anais...Ji-Paraná(RO) IFRO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ivreuniaogetea/307520-A-PESQUISA-COMO-METODOLOGIA-DE-ENSINO-NAS-CIENCIAS-DA-NATUREZA--REVISAO-BIBLIOGRAFICA-DAS-PUBLICACOES-ENTRE-2015-. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes