GEOGRAFIA POLÍTICA: O DESAFIO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Publicado em 14/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0268-4

Título do Trabalho
GEOGRAFIA POLÍTICA: O DESAFIO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Autores
  • Marcos Adriano Cruz Viana
Modalidade
Resumo/Trabalho completo - Apresentação oral
Área temática
Eixo 7: Geografia Política e Ensino: Inovações Temáticas, Conceituais e Metodológicas
Data de Publicação
14/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ivcongeo/675552-geografia-politica--o-desafio-do-ensino-na-educacao-basica-brasileira
ISBN
978-65-272-0268-4
Palavras-Chave
Geopolítica, Docentes, Sociedade, Contexto Político, Democrafia
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar a temática da Geografia Política no contexto da Educação Básica no Brasil, buscando discutir a importância de uma abordagem democrática no ensino dessa disciplina. A Geopolítica é fundamental para a compreensão das dinâmicas políticas e territoriais no cenário nacional e internacional, e seu ensino adequado na Educação Básica contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus papéis na sociedade, conceituando e abrindo um espaço democrático de diálogo. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica que destaca a relevância da Geografia Política para a formação dos estudantes, na educação básica, sobretudo nos anos finais do ensino médio ressaltando sua capacidade de promover a compreensão dos processos políticos, das relações de poder e dos desafios socioambientais presentes em diferentes escalas geográficas. O artigo enfatiza a necessidade de uma visão democrática no ensino da Geografia Política, onde a pluralidade de perspectivas, ideologias e contextos seja respeitada e incentivada. Nesse sentido, a sala de aula deve ser um espaço de diálogo, debate e reflexão, onde os alunos possam expressar suas opiniões e participar ativamente da construção do conhecimento. Além disso, o estudo destaca a importância de utilizar metodologias participativas e interativas, como debates, estudos de caso e atividades práticas, para aproximar os estudantes da realidade política e social do país e do mundo. A inserção de temas atuais e relevantes, como questões de gênero, etnia, meio ambiente e globalização, enriquece o aprendizado e desperta o interesse dos alunos para questões políticas que impactam suas vidas. Outro ponto crucial abordado no artigo é a formação adequada dos professores de Geografia para o ensino da disciplina de forma democrática. É essencial que os docentes estejam preparados para lidar com a diversidade de ideias e promover um ambiente de respeito e inclusão em sala de aula. Para isso é preciso reconhecer os desafios enfrentados no ensino da Geografia Política. Um dos principais obstáculos é a falta de atualização dos materiais didáticos, que muitas vezes não acompanham as mudanças políticas e geopolíticas contemporâneas, podendo levar a informações defasadas e interpretações equivocadas. Outro ponto abordado é a necessidade de superar a abordagem tradicional de ensino, que pode restringir-se a uma perspectiva eurocêntrica e nacionalista, negligenciando as dinâmicas e diversidades políticas de outras regiões do mundo. É fundamental incentivar a adoção de uma visão mais ampla e inclusiva, considerando as múltiplas realidades políticas, culturais e sociais. Por fim, o artigo ressalta que uma abordagem democrática do ensino da Geografia Política na Educação Básica é fundamental para a construção de uma sociedade mais participativa, consciente e comprometida com a transformação política e social do país. Investir na formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e atuar no contexto político de forma ética e responsável, é um passo essencial para o fortalecimento da democracia no Brasil.
Título do Evento
IV Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO)
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIANA, Marcos Adriano Cruz. GEOGRAFIA POLÍTICA: O DESAFIO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território - CONGEO. Anais...Sao Paulo(SP) USP, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IVCONGEO/675552-GEOGRAFIA-POLITICA--O-DESAFIO-DO-ENSINO-NA-EDUCACAO-BASICA-BRASILEIRA. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes