ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D ( 25 (OH) D3 CALCIDIOL) COM OS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL.

Publicado em 05/06/2026 - ISBN: 978-65-272-2471-6

Título do Trabalho
ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D ( 25 (OH) D3 CALCIDIOL) COM OS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL.
Autores
  • Maria Clara de Moura Oliveira
  • Leonardo Augusto da Costa Teixeira
  • Luana Aparecida Soares
  • Maria Fernanda Santos Mourão
  • Ana Flávia Trindade
  • Juliana Nogueira Pontes Nobre
  • Gabriele Teixeira Gonçalves
  • Ana Gabriele Lopes Dos Reis
  • Maria Eduarda Santos de Souza
  • Joyce Noelly Vitor Santos
  • Daniel Almeida Freitas
  • Vanessa Amaral Mendonça
  • Ana Cristina Rodrigues Lacerda
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Reabilitação e Desempenho Funcional
Data de Publicação
05/06/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-simposio-reabilitacao-desempenho-funcional/1465815-associacao-entre-os--niveis-sericos-de-vitamina-d-(-25-(oh)-d3-calcidiol)-com-os-sintomas-depressivos-em-idosos-
ISBN
978-65-272-2471-6
Palavras-Chave
Depressão; Vitamina D; Idosos comunitários.
Resumo
Introdução: A depressão na população idosa se mostra como um problema de saúde pública ascendente, culminando em déficits físico-funcionais, na qualidade de vida e em prejuízos econômicos ao sistema de saúde. Enquanto isso, a deficiência de vitamina D (25 (OH) D3 calcidiol em idosos e suas repercussões trata de um assunto recorrente, considerando seu papel na neuroimunidade e produção de neurotransmissores. Objetivo: Este estudo buscou investigar a relação entre os sintomas depressivos e os níveis séricos de vitamina D em idosos comunitários. Metodologia: Trata de um estudo transversal, incluindo idosos recrutados através de cadastro nas Unidades Básicas de Saúde de Diamantina-MG. Os sintomas depressivos foram avaliados pelo EDG-15 e os níveis séricos de vitamina D mesurados por análise sanguínea. Os achados agrupados em: 1- Sem depressão (0 a 5 pontos) e 2- Com depressão leve/severa (6 a 15 pontos), conforme ponto de corte do instrumento . A análise dos dados ocorreu pelos testes de correlação de Spearman e Mann-Whitney. Resultados: A amostra foi composta por 213 idosos, com 71 (±11,5) anos, sendo 141(66%) mulheres e 72 (34%) homens, o IMC médio 27,38 g/m2 (± 4,71), destes 22 (10,32%) apresentaram sintomas depressivos. Ocorreu uma correlação negativa, fraca e estatisticamente significativa entre os níveis de vitamina D e os escores da EDG-15 (?= – 0,175; p = 0,011), bem como, associação significativa (p= 0,009). Conclusão: Os achados apontam para uma relação entre hipovitaminose e sintomas depressivos pela existência de correlação entre os maiores escores do EDG-15 e níveis séricos de vitamina D baixos, o que pode estar associado a capacidade estrutural e psicométrica do EDG-15. Agradecimentos: FAPEMIG, CNPq e CAPES.
Título do Evento
IV Simpósio em Reabilitação e Desempenho Funcional
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio em Reabilitação e Desempenho Funcional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Maria Clara de Moura et al.. ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE VITAMINA D ( 25 (OH) D3 CALCIDIOL) COM OS SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS COMUNITÁRIOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL... In: Anais do Simpósio em Reabilitação e Desempenho Funcional. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-simposio-reabilitacao-desempenho-funcional/1465815-ASSOCIACAO-ENTRE-OS--NIVEIS-SERICOS-DE-VITAMINA-D-(-25-(OH)-D3-CALCIDIOL)-COM-OS-SINTOMAS-DEPRESSIVOS-EM-IDOSOS-. Acesso em: 11/08/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes