REDES E REPOSITÓRIOS DE IMPRESSÃO 3D PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Publicado em 23/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0307-0

Título do Trabalho
REDES E REPOSITÓRIOS DE IMPRESSÃO 3D PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Autores
  • Gabriel Alves Barboza
  • Josualdo Junior Dias da Silva
Modalidade
Comunicações Gerais
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
23/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/753736-redes-e-repositorios-de-impressao-3d-para-objetos-de-aprendizagem-e-tecnologias-assistivas
ISBN
978-65-272-0307-0
Palavras-Chave
Repositórios, Objeto 3D, Movimento Maker, Objetos de Aprendizagem, Tecnologia Assistiva
Resumo
A inserção da Cultura Maker no cotidiano escolar pode desempenhar uma ação promotora do desenvolvimento socioeducacional. Observando a impressão 3D como um elemento da Cultura Maker, esse processo direciona múltiplas possibilidades para práticas no espaço e cotidiano escolar, uma vez que pode ser trabalhado artefatos que tenham função de Objetos de Aprendizagem (OA) e/ou de Tecnologias Assistivas (TA) para apoio e promoção da autonomia para estudantes com necessidades específicas. Há limitações na disponibilidade de espaços virtuais que sistematiza e organiza sobre repositórios de objetos 3D e que classificam as licenças de uso ou mesmo áreas de conhecimento que o artefato disponível se destina. O movimento maker se caracteriza pela ação colaborativa e cooperativa em espaços de acesso democrático aos meios de produção, possibilitando o desenvolvimento de projetos, protótipos e inovações nos moldes do it yourself (faça você mesmo), hands on (“Mão na Massa”), learning by doing (aprender fazendo). A popularização de computadores pessoais, recursos de informática, circuitos, softwares e hardwares livres, vêm potencializando o movimento e a cultura Maker, que passam a também ocupar os ambientes formais de Educação. O projeto foi organizado em três fases, Identificação, Classificação e Disponibilização. A fase Identificação consistiu na busca por trabalhos relacionados a utilização de Redes e Repositórios de Impressão 3D. Ao identificar e analisar os trabalhos similares pretende-se compreender como objetos de impressão 3D estão sendo utilizados no cotidiano escolar e se fazem uso de repositórios de objetos 3D específicos. As buscas por trabalhos relacionados serão nos anais do Workshop de Educação em Computação (WEI), Workshop de Informática na Escola (WIE), Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). A fase Classificação abrange três etapas, a primeira de identificação de Repositórios de Impressão 3D que possuam Objetos de Aprendizagem (OA) e Tecnologias Assistivas por meio de buscadores na internet. A segunda etapa corresponde à classificação dos repositórios de objetos 3D resultantes da primeira etapa e tabulação dos resultados seguindo a indicação sobre tipo de licença de uso, enfatizando licenças uso abertas, indicação sobre área de conhecimento dos OA que estão disponíveis e indicação de tipos de Tecnologias Assistivas presente nas plataformas. A etapa três direciona a busca e registro de redes colaborativas e Laboratórios de Fabricação disponíveis para apoio na impressão dos artefatos 3D que poderiam ser encontrados nos Repositórios de Objetos 3D. A fase Disponibilização consistirá na sistematização da fase Classificação a partir da divulgação das informações em um espaço virtual, podendo ser um blog ou recurso similar. Uma característica indispensável para o espaço virtual de divulgação das informações será a possibilidade de interação pela colaboração de educadores e interessados em Impressão 3D, enviando indicação de novos repositórios seguindo a classificação estabelecida na fase Classificação e compartilhando depoimentos de experiências realizadas pelo uso de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias Assistivas por impressão 3D no Cotidiano Escolar. O relato de experiência apresentará as dinâmicas de desenvolvimento do projeto de mapeamento redes e repositórios de impressão 3D no extremo-sul baiano, no âmbito do Edital Universal de Projetos do IFBA Campus Porto Seguro.
Título do Evento
IVCPPGI-XXSICTI-IIIJE-IIPIBIEX
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e III Jornada de Extensão do IFBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARBOZA, Gabriel Alves; SILVA, Josualdo Junior Dias da. REDES E REPOSITÓRIOS DE IMPRESSÃO 3D PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-congresso-de-pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-351904/753736-REDES-E-REPOSITORIOS-DE-IMPRESSAO-3D-PARA-OBJETOS-DE-APRENDIZAGEM-E-TECNOLOGIAS-ASSISTIVAS. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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