Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Na quarta edição do Colóquio de Pesquisa em Design e Arte, em parceria com o Movimento dos Sem Terra (MST) e Centro de Design do Ceará, a comissão organizadora busca promover debates sobre as ações de ativistas e movimentos sociais suas dinâmicas, potencialidades e controvérsias ? em interação com a arte e o design. Diante da ampla exposição proporcionada pelas mídias e redes sociais digitais, a redução dos debates públicos e a trivialização dos impactos da modernidade, torna-se necessário desenvolver novas estratégias criativas e ações em rede para evitar a relativização da gravidade das múltiplas crises que enfrentamos, como as crises ambientais, sociais e econômicas, e compreender plenamente suas implicações em nossa vida cotidiana.
O tema do IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte chama a atenção para práticas políticas concretas e os processos de visibilização e invisibilização que operam em diferentes contextos de sociabilidade, sejam urbanos ou não urbanos. As formas pelas quais as ações dos movimentos sociais e ativistas se tornam compreensíveis ou são ativamente ignoradas, envolvendo também os debates no campo da arte e do design. Como ponto de encontro, às capacidades de produzir o dissenso ? como dimensão própria da política ? para fazer com que as demandas de diferentes ganhem voz, tornando-se assim inteligíveis. Nosso interesse é relacionar cultura e ação política e por esse viés refletir como a arte e o design podem atuar nos embates e debates sobre os direitos dos humanos e dos não humanos; os quais têm sido flagrantemente renegociados e derrubados nas esferas pública e política.
Partimos de uma concepção ampla do que são os movimentos sociais ? ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas de coletivos e indivíduos se identificarem, se organizarem e expressarem suas demandas. Olhamos para a diversidade das ações políticas que associam atores humanos e não humanos: a luta pela Reforma Agrária, os movimentos e iniciativas comunitárias, os múltiplos feminismos, a luta antirracista, os movimento em defesa dos direitos da Terra, a luta dos povos tradicionais e originários, movimentos pelo direito à Educação, Movimento pela democratização das cidades, movimentos LGBTQIA+ e muitas outras formas de ações políticas autônomas que partem e partilham uma existência comum. Nosso objetivo é compreender como as lutas por justiça social são configuradas e reconfiguradas constantemente e como essas lutas encontram expressão por meio de diversas formas de linguagem, mídia e plataformas. Nesse contexto, buscamos compreender como os discursos e processos da arte e do design se relacionam com as narrativas dos ativistas e as estratégias coletivas de mobilização.
O IV Colóquio de Pesquisa em Design e Arte se apresenta como
oportunidade para a reflexão sobre as potencialidades de agência
política da arte e do design, considerando a heterogeneidade de
contextos e interações proporcionados pelos movimentos e ações sociais.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Comissão Organizadora do Colóquio de Pesquisa em Design e Arte
pesquisaedesign@daud.ufc.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}