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Apresentação
Prezadas/os
participantes, pesquisadoras/es e educadoras/es,
É
com grande satisfação que apresentamos os Anais do IV Congresso Nacional de
Ensino de Ciências e Formação de Professoras/es (CECIFOP), evento que se
consolida como um espaço privilegiado para reflexões, diálogos e trocas de
experiências sobre o ensino de ciências e a formação docente no Brasil.
Realizado
entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, na Universidade Federal de Catalão
(UFCAT), em Catalão, Goiás, o IV CECIFOP ocorreu em conjunto com o II Congresso
Interinstitucional de Educação Popular e do Campo (II CIBEPOC) e o IV Encontro
Goiano da Escola da Terra, fortalecendo a interdisciplinaridade e ampliando o
escopo das discussões educacionais. A convergência desses eventos proporcionou
um ambiente enriquecedor para o compartilhamento de conhecimentos e
experiências, conectando diferentes áreas e perspectivas na busca por uma
educação transformadora.
Neste
evento, as palestras e discussões científicas propiciaram aportes importantes
de conteúdo e de ação política, promovendo reflexões e aprofundamento dos
fundamentos dos processos educativos. Compreendemos que a educação, para além
da sala de aula, é um espaço dinâmico que deve dialogar com a realidade
contemporânea em toda a sua complexidade, impulsionando transformações e
inovações significativas. A interdisciplinaridade e a conexão entre teoria e
prática foram elementos centrais para ampliar o impacto das discussões
realizadas.
O
tema central desta edição, "Educação em Ciências e Formação de
Professores: Desafios, Perspectivas e Interdisciplinaridade", buscou
fomentar debates sobre metodologias inovadoras, políticas educacionais,
práticas interdisciplinares e o papel da ciência na construção de uma sociedade
mais crítica e reflexiva. O compromisso com uma educação inclusiva e
socialmente referenciada esteve presente em cada atividade do evento,
reafirmando a importância de um ensino voltado para a transformação social.
Nos
Anais que ora apresentamos, encontram-se os registros das contribuições
acadêmicas e científicas compartilhadas durante o evento, refletindo a
diversidade de temas abordados e a relevância dos trabalhos desenvolvidos por
pesquisadores(as) e profissionais da educação. Esperamos que este material
sirva como referência para futuras pesquisas e práticas educacionais
comprometidas com a qualidade e a equidade na educação em ciências.
Além
desse momento de partilha e aprendizado, 2024 também marca uma década de
história, compromisso e transformação social com os 10 anos do curso de
Licenciatura em Educação do Campo da UFCAT. Desde sua criação, o curso tem
desempenhado um papel fundamental na formação de educadoras/es comprometidas/es
com a realidade das populações do campo, promovendo uma educação
contextualizada, crítica e emancipatória. A presença do curso neste evento
reforça a necessidade de valorização das práticas educativas que dialogam com
as especificidades dos territórios rurais e das comunidades tradicionais.
Ao
longo desses 10 anos, a Licenciatura em Educação do Campo consolidou-se como um
espaço de resistência e inovação, pautado no diálogo entre saberes acadêmicos e
conhecimentos das comunidades camponesas. Com uma proposta pedagógica
diferenciada, baseada na alternância entre tempos universitários e tempos
comunitários, o curso contribui para a valorização da cultura rural, o
fortalecimento das lutas sociais e a construção de práticas educativas voltadas
para a transformação da realidade no campo. Essa trajetória se entrelaça com os
objetivos do CECIFOP, reafirmando a importância de práticas pedagógicas que
promovam a justiça social e a equidade educacional.
Este
marco reafirma o compromisso da UFCAT com a formação de professoras/es e
agentes sociais capazes de atuar em contextos diversos, garantindo o direito à
educação pública, gratuita e de qualidade para as populações do campo. Mais do
que um momento de celebração, os 10 anos do curso representam um chamado à
continuidade e ao fortalecimento das políticas públicas educacionais que
garantam o acesso e a permanência dos estudantes do campo na universidade.
Celebramos
essa trajetória com orgulho e renovamos nossa missão de fortalecer a Educação
do Campo como um espaço de luta, aprendizagem e esperança. Que os próximos anos
sejam de ainda mais conquistas e avanços!
Parabéns
a todas/os que fazem parte dessa história e da caminhada rumo a uma educação
emancipadora!
Profª.
Dra. Ana Flávia Vigário
Profª.
Dra. Marina Valentim Barros
Profª.
Dra. Simara Maria Tavares Nunes
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Responsável
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