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Apresentação

Prezadas/os participantes, pesquisadoras/es e educadoras/es,

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do IV Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professoras/es (CECIFOP), evento que se consolida como um espaço privilegiado para reflexões, diálogos e trocas de experiências sobre o ensino de ciências e a formação docente no Brasil.

Realizado entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Catalão, Goiás, o IV CECIFOP ocorreu em conjunto com o II Congresso Interinstitucional de Educação Popular e do Campo (II CIBEPOC) e o IV Encontro Goiano da Escola da Terra, fortalecendo a interdisciplinaridade e ampliando o escopo das discussões educacionais. A convergência desses eventos proporcionou um ambiente enriquecedor para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, conectando diferentes áreas e perspectivas na busca por uma educação transformadora.

Neste evento, as palestras e discussões científicas propiciaram aportes importantes de conteúdo e de ação política, promovendo reflexões e aprofundamento dos fundamentos dos processos educativos. Compreendemos que a educação, para além da sala de aula, é um espaço dinâmico que deve dialogar com a realidade contemporânea em toda a sua complexidade, impulsionando transformações e inovações significativas. A interdisciplinaridade e a conexão entre teoria e prática foram elementos centrais para ampliar o impacto das discussões realizadas.

O tema central desta edição, "Educação em Ciências e Formação de Professores: Desafios, Perspectivas e Interdisciplinaridade", buscou fomentar debates sobre metodologias inovadoras, políticas educacionais, práticas interdisciplinares e o papel da ciência na construção de uma sociedade mais crítica e reflexiva. O compromisso com uma educação inclusiva e socialmente referenciada esteve presente em cada atividade do evento, reafirmando a importância de um ensino voltado para a transformação social.

Nos Anais que ora apresentamos, encontram-se os registros das contribuições acadêmicas e científicas compartilhadas durante o evento, refletindo a diversidade de temas abordados e a relevância dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores(as) e profissionais da educação. Esperamos que este material sirva como referência para futuras pesquisas e práticas educacionais comprometidas com a qualidade e a equidade na educação em ciências.

Além desse momento de partilha e aprendizado, 2024 também marca uma década de história, compromisso e transformação social com os 10 anos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFCAT. Desde sua criação, o curso tem desempenhado um papel fundamental na formação de educadoras/es comprometidas/es com a realidade das populações do campo, promovendo uma educação contextualizada, crítica e emancipatória. A presença do curso neste evento reforça a necessidade de valorização das práticas educativas que dialogam com as especificidades dos territórios rurais e das comunidades tradicionais.

Ao longo desses 10 anos, a Licenciatura em Educação do Campo consolidou-se como um espaço de resistência e inovação, pautado no diálogo entre saberes acadêmicos e conhecimentos das comunidades camponesas. Com uma proposta pedagógica diferenciada, baseada na alternância entre tempos universitários e tempos comunitários, o curso contribui para a valorização da cultura rural, o fortalecimento das lutas sociais e a construção de práticas educativas voltadas para a transformação da realidade no campo. Essa trajetória se entrelaça com os objetivos do CECIFOP, reafirmando a importância de práticas pedagógicas que promovam a justiça social e a equidade educacional.

Este marco reafirma o compromisso da UFCAT com a formação de professoras/es e agentes sociais capazes de atuar em contextos diversos, garantindo o direito à educação pública, gratuita e de qualidade para as populações do campo. Mais do que um momento de celebração, os 10 anos do curso representam um chamado à continuidade e ao fortalecimento das políticas públicas educacionais que garantam o acesso e a permanência dos estudantes do campo na universidade.

Celebramos essa trajetória com orgulho e renovamos nossa missão de fortalecer a Educação do Campo como um espaço de luta, aprendizagem e esperança. Que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas e avanços!

Parabéns a todas/os que fazem parte dessa história e da caminhada rumo a uma educação emancipadora!

Profª. Dra. Ana Flávia Vigário

Profª. Dra. Marina Valentim Barros

Profª. Dra. Simara Maria Tavares Nunes




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Responsável

presencial Universidade Federal de Catalão - UFCAT - Catalão - Goiás - Brasil, 

        Faculdade de Educação. email: secretariafae@ufcat.edu.br


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