A “NOVA” PREVIDÊNCIA E A IDEOLOGIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: CONFRONTOS DISCURSIVOS NAS/EM REDES DIGITAIS

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-851-0

Título do Trabalho
A “NOVA” PREVIDÊNCIA E A IDEOLOGIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: CONFRONTOS DISCURSIVOS NAS/EM REDES DIGITAIS
Autores
  • Paula Souza Pereira
  • Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
Modalidade
Resumo
Área temática
Discurso, Mídia e Tecnologia
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isiiad2022/480526-a-nova-previdencia-e-a-ideologia-do-crescimento-economico---confrontos-discursivos-nasem-redes-digitais
ISBN
978-65-5941-851-0
Palavras-Chave
Discurso da “nova” Previdência, Sujeito, sentido e ideologia, Discurso digital.
Resumo
Após sua ascensão à Presidência do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, então pertencente ao Partido Social Liberal (PSL), apresentou em seu governo uma proposta de “nova” Previdência, que depois de discutida na Câmara dos Deputados e no Senado Federal foi aprovada em novembro de 2019. Naquela conjuntura, um dos argumentos de defesa da “nova” Previdência apoiou-se na necessidade de crescimento econômico, justificativa essa que produziu sentidos de eficácia e efeitos de verdade incontestável à proposta. Assim, o trabalho tem por objetivo analisar o discurso da propaganda digital da “nova” Previdência, com base teórico-metodológica na Análise de Discurso (AD) postulada por Michel Pêcheux, que define o discurso enquanto “efeito de sentidos entre interlocutores” e defende o sujeito como uma posição entre outras (PÊCHEUX, 1997, p. 82; 2014). O corpus discursivo para investigação foi composto de postagem publicada na página “Previdência e Trabalho” (Facebook), administrada pelo governo federal, de comentário do post e de trechos de matérias nos portais G1 e UOL. Essas publicações foram divulgadas no ano de 2019, em recortes temporais relevantes ao andamento da proposta de “nova” Previdência. Nos movimentos analíticos, observaremos o modo pelo qual se dá o processo de interpelação dos indivíduos em sujeito, as determinações históricas e ideológicas na produção dos sentidos, como também os confrontos discursivos instaurados nas redes digitais, que também são aqui tomadas como objetos discursivos. Os resultados apontam uma trama de ditos e não ditos afetada pelas condições do discurso digital e regulada, sobretudo, pelas formações discursivas (FDs) governista e jornalística; logo, essa cadeia de dizeres é determinada pela formação ideológica capitalista e neoliberal, cujos interesses expandem suas relações de dominação e exploração com vistas ao lucro. Por outro lado, como a língua é constituída da equivocidade, dá-se uma desestruturação-reestruturação das redes de sentidos (PÊCHEUX, 2015), pois a resistência é processada na condição de confronto entre capital e trabalho (SILVA SOBRINHO, 2011); desse modo, o discurso de resistência rompe com a estabilização de sentidos instaurada pelas FDs governista e jornalística, produzindo outros sentidos para a “nova” Previdência.
Título do Evento
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO (SIIAD)
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Paula Souza; CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira. A “NOVA” PREVIDÊNCIA E A IDEOLOGIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: CONFRONTOS DISCURSIVOS NAS/EM REDES DIGITAIS.. In: Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD). Anais...Dourados(MS) UFGD/UFMA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIIAD2022/480526-A-NOVA-PREVIDENCIA-E-A-IDEOLOGIA-DO-CRESCIMENTO-ECONOMICO---CONFRONTOS-DISCURSIVOS-NASEM-REDES-DIGITAIS. Acesso em: 10/12/2024

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