SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO MEME: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-851-0

Título do Trabalho
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO MEME: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • Elayne Cristina da Silva
  • Eliane Pereira dos Santos
Modalidade
Artigo Completo
Área temática
Gêneros discursivos: práticas de leitura e de escrita a partir da análise de discurso
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isiiad2022/479815-sequencia-didatica-do-genero-meme--uma-proposta-para-o-ensino-de-leitura-e-producao-textual-na-educacao-basica
ISBN
978-65-5941-851-0
Palavras-Chave
Sequência didática, Memes, Ensino.
Resumo
Sabemos que atualmente as informações transbordam na web, e que as redes sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação entre os indivíduos. Por meio delas, conseguimos ficar atualizados sobre os acontecimentos da sociedade e também podemos expressar nossos sentimentos, ideais e gostos a partir de postagens e comentários online. Dentre os variados gêneros que circulam nas redes sociais, destacamos o gênero meme que, ao longo dos anos, está sendo cada vez mais utilizado, justamente por abordar acontecimentos da atualidade de maneira cômica e crítica. Diante disso, temos como objetivo discutir o uso de sequência didática para o ensino do gênero meme na Educação Básica, tendo em vista experiências de ensino vivenciadas em turmas do 2º ano do Ensino Médio, analisando estratégias de leitura e de produção de memes a partir de uma oficina realizada virtualmente em uma escola pública de São Bernardo-MA. Assim, discutiremos possíveis caminhos metodológicos para o ensino do gênero meme, indicando sugestões para leitura, produção e socialização do gênero em questão. Como aporte teórico-metodológico, recorremos aos estudos de Bakhtin (2015; 2016), Rojo e Barbosa (2015), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Lopes-Rossi (2011), dentre outros. Além disso, utilizamos as orientações curriculares para o ensino de gêneros digitais apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018). Como resultados, percebemos que ao trabalhar com o gênero meme em sala de aula, o professor pode propiciar aos alunos o conhecimento e o aperfeiçoamento sobre o uso das múltiplas linguagens que compõem os processos de interação e informação na atualidade. O estudo nos mostrou que os memes se constituem como artefatos culturais que propiciam o engajamento dos indivíduos nas redes sociais. Destacamos também o desenvolvimento de habilidades de escritores capazes de fazerem uso de recursos tecnológicos (computadores, celulares e tablets) e de ferramentas de edição de imagens e vídeos para produzirem memes de forma ética e responsiva.
Título do Evento
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO (SIIAD)
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Elayne Cristina da; SANTOS, Eliane Pereira dos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO MEME: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD). Anais...Dourados(MS) UFGD/UFMA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIIAD2022/479815-SEQUENCIA-DIDATICA-DO-GENERO-MEME--UMA-PROPOSTA-PARA-O-ENSINO-DE-LEITURA-E-PRODUCAO-TEXTUAL-NA-EDUCACAO-BASICA. Acesso em: 13/12/2024

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