VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE NARRATIVAS MIDIÁTICAS

Publicado em 13/10/2022 - ISBN: 978-65-5941-851-0

Título do Trabalho
VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE NARRATIVAS MIDIÁTICAS
Autores
  • Natália Schausst Lima Mota
  • Prof. Dr. Marcos Lúcio de Souza Góis
Modalidade
Resumo
Área temática
Discurso e Educação
Data de Publicação
13/10/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/isiiad2022/478902-violencia-em-escolas-publicas-e-particulares--uma-analise-discursiva-de-narrativas-midiaticas
ISBN
978-65-5941-851-0
Palavras-Chave
Análise do discurso. Mídia. Violência.
Resumo
A violência em ambiente escolar, seja ele público ou privado, é tema que ocupa lugar de destaque em narrativas jornalísticas, bem como em mídias digitais e em redes sociais. Tendo isso observado, o problema de pesquisa que se instala é: ao noticiar casos de violência na escola, como a mídia trata a “escola pública” e a “escola particular”? O principal objetivo da pesquisa é verificar o funcionamento discursivo da mídia e analisar como são noticiados os casos de violência que acontece em escolas públicas e em escolas particulares, buscando identificar diferenças e similitudes no trato desses dois tipos de instituições. Metodologicamente, foram realizados levantamento bibliográfico, leitura e discussão do referencial teórico, construção e análise do corpus e divulgação dos resultados. A pesquisa analisa comparativa e discursivamente narrativas midiáticas que apresentam discursos sobre a violência em instituições de ensino, públicas e particulares. Assim, o corpus é constituído por notícias e reportagens retiradas de jornais on-line que tratam da temática escola e violência. O aporte teórico adotado para subsidiar as análises e discussões centrou-se na perspectiva teórica dos Estudos Discursivos, de modo particular, sustentando as leituras em autores como Michel Foucault e Byung-Chul Han, num diálogo permanente com outras áreas do conhecimento, de modo especial aquelas que se dedicam ao estudo da violência, como a sociologia e a psicologia. Os resultados apontaram que a mídia formula e sustenta um discurso de senso comum, apresentando a instituição escola particular como um ambiente menos inseguro, pois, prioriza a divulgação de informações sobre as medidas e soluções tomadas pela instituição para prevenir ou resolver uma situação de violência. Por outro lado, quando se trata da escola pública, o discurso jornalístico expõe um ambiente inseguro e violento, reforçando a frequência dos atos de violência e, em alguns casos, destacando a intervenção policial. Deseja-se que esta pesquisa possa lançar mais luz sobre o fenômeno da relação público versus privado no que diz respeito à construção, pela mídia, dessas instituições sociais.
Título do Evento
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E INTERNACIONAL EM ANÁLISE DE DISCURSO (SIIAD)
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOTA, Natália Schausst Lima; GÓIS, Prof. Dr. Marcos Lúcio de Souza. VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE NARRATIVAS MIDIÁTICAS.. In: Anais do Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD). Anais...Dourados(MS) UFGD/UFMA, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ISIIAD2022/478902-VIOLENCIA-EM-ESCOLAS-PUBLICAS-E-PARTICULARES--UMA-ANALISE-DISCURSIVA-DE-NARRATIVAS-MIDIATICAS. Acesso em: 04/12/2024

Trabalho

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