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Apresentação

Anais do I Seminário Internacional de Educação do Campo e Educação em Territórios Rurais, II Seminário Nacional de Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e VI Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, realizados no período de 12 a 14 de novembro de 2024, na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba. Nestes eventos buscou-se evidenciar a Educação do Campo como expressão da organização e as lutas dos povos camponeses por terra, como garantia do bem viver no campo, por direitos sociais negados, como consequência de uma estrutura agrária concentradora de terra, geradora de desigualdades e de contradições que motivaram conflitos ao longo da formação social brasileira. No Brasil, nos anos de 1990 foi constituído o Movimento por Educação do Campo, o qual tem logrado conquistas de políticas e programas de Educação do Campo, que contemplaram diferentes territórios e povos campesinos, valorizando sua diversidade social, étnica, econômica e de modos de vida. 

Dentre as conquistas, destacam-se vários documentos que definem as políticas de Educação do Campo e alguns programas, quais sejam: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA; Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO, através dos quais, dezenas de experiências vêm sendo realizadas nos últimos 25 anos, em diferentes espaços e executadas por universidades em todo território nacional, em parceria com os movimentos sociais, realizando cursos, da educação básica ao ensino superior, tendo como público os sujeitos do campo, além de fomentar, nas universidades, a efetivação de diversas ações de extensão e de pesquisas. 

A educação em territórios rurais, também, ocorre em diferentes países da América Latina e da Europa, com a organização de escolas com classes multisseriadas, que se apresentam com diferentes denominações e tipologias, multigrade, multigrade schools, multigrado,  como política de oferta de educação voltada a estudantes de diferentes idades. As diferentes políticas e experiências internacionais, também, têm fomentado a criação grupos e redes de pesquisas, como a Red Temática de Investigación de Educación Rural-RIER, que aglutina educadores e pesquisadores de vários países iberoamericanos, que visam a organização de eventos acadêmicos, como seminários, fóruns, encontros de professores de escolas rurais, realização de pesquisas colaborativas e a publicação de livros e artigos, entre outros.

Os citados eventos têm como objetivo promover intercâmbio e a socialização de experiências e da produção de conhecimentos em nível nacional e internacional, tendo a Educação do Campo como tema central. Desde o ano 2011 vimos realizando, a cada dois anos, o Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba (EPPEC), no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/Paraíba/Brasil), contando com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Brasil e de instituições e movimentos que se dedicam ao trabalho com o campo e a Educação do Campo no Brasil. 

A realização dos eventos se deu através da parceria entre pesquisadores/as da Universidade Federal da Paraíba/Brasil; Universidade Federal de Campina Grande/Brasil; Universidad de Barcelona/Espanha; Universidad Iberoamericana Ciudad de México/México; Universidad da República/Uruguai, o Instituto Federal da Paraíba/Brasil e a Universidade Estadual da Paraíba/Brasil. Contaremos, também, com a parceria e colaboração de professores/as pesquisadores/as de outras universidades da América Latina, África e Europa.




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Responsável

Luciélio Marinho da Costa

leomarinhosufpb@gmail.com


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