LEMOS, JESSICA. A RELAÇÃO ENTRE CORPO, ESPAÇO E PERFORMATIVIDADE NA OBRA LUGAR DE INEXISTÊNCIA. MESTRADO (PESQUISA EM ANDAMENTO). UFSJ. SÃO JOÃO DEL REI. ORIENTADOR: MARCELO ROCCO GASPERI. BOLSISTA FAPEMIG. JESSICALEMOS.CONTATO@GMAIL.COM.

Publicado em 17/01/2019 - ISBN: 978-85-5722-180-2

Título do Trabalho
LEMOS, JESSICA. A RELAÇÃO ENTRE CORPO, ESPAÇO E PERFORMATIVIDADE NA OBRA LUGAR DE INEXISTÊNCIA. MESTRADO (PESQUISA EM ANDAMENTO). UFSJ. SÃO JOÃO DEL REI. ORIENTADOR: MARCELO ROCCO GASPERI. BOLSISTA FAPEMIG. JESSICALEMOS.CONTATO@GMAIL.COM.
Autores
  • Jessica Lemos
Modalidade
Trabalhos Completos
Área temática
Artes Cênicas
Data de Publicação
17/01/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/IISHPC_UFSJ_2018/132335-LEMOS-JESSICA-A-RELACAO-ENTRE-CORPO-ESPACO-E-PERFORMATIVIDADE-NA-OBRA-LUGAR-DE-INEXISTENCIA-MESTRADO-(PESQUIS
ISBN
978-85-5722-180-2
Palavras-Chave
fotoperformance; fotografia; imagem; performatividade.
Resumo
A presente pesquisa busca investigar a relação do corpo com o espaço através da performatividade na fotografia. A obra Lugar de Inexistência, de minha autoria em parceria com a performer Gabriela de Souza, nasceu com a intenção de recriar através da fotoperformance os lugares de inexistência de nossos corpos. Para isso, utilizamos elementos que fazem parte do nosso imaginário na composição da cena fotografada. A imagem fotográfica é entendida e utilizada aqui como algo múltiplo, onde há espaço para diversas manipulações que permitem uma reinterpretação da realidade. Ou seja, na imagem é preservada a realidade da coisa que está sendo mostrada, mas seu tema é conceitualmente alterado (COTTON, 2010). Um dos principais critérios de análise da fotoperformance é a relação que o corpo apresentado na imagem estabelece com a paisagem ou com o espaço onde está localizado. A memória cultural impressa na fotografia é o que permite construir uma narrativa coletiva e através desse processo desenvolver uma imagem e uma identidade de nós mesmos. A memória é parte de uma estrutura social, sendo assim ela não é individual, ela é coletiva. E assim como as estruturas sociais se modificam, as memórias que formam identidades também são mutáveis (TAYLOR, 2013). Acreditamos que há um deslocamento do olhar cotidiano através de aspectos que são próprios da perfomatividade (FERÁL, 2008). E quando esses elementos são levados para a fotografia entra em desdobramento a noção de estranhamento, uma diluição das barreiras físicas e imaginárias, a imagem foge do lugar comum da corporeidade diária, o espaço é resinificado, e o espectador se vê diante de um real recriado.
Título do Evento
II Seminário em História, Política e Cena - GPHPC - PPGAC/UFSJ - TECNOLOGIA E CENA POLÍTICA
Cidade do Evento
São João del Rei
Título dos Anais do Evento
História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

LEMOS, Jessica . LEMOS, JESSICA. A RELAÇÃO ENTRE CORPO, ESPAÇO E PERFORMATIVIDADE NA OBRA LUGAR DE INEXISTÊNCIA. MESTRADO (PESQUISA EM ANDAMENTO). UFSJ. SÃO JOÃO DEL REI. ORIENTADOR: MARCELO ROCCO GASPERI. BOLSISTA FAPEMIG. JESSICALEMOS.CONTATO@GMAIL.COM... In: História, política e cena: tecnologia e cena política (cadernos monográficos - vol. II). Anais...São João del Rei(MG) UFSJ, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IISHPC_UFSJ_2018/132335-LEMOS-JESSICA-A-RELACAO-ENTRE-CORPO-ESPACO-E-PERFORMATIVIDADE-NA-OBRA-LUGAR-DE-INEXISTENCIA-MESTRADO-(PESQUIS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes