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Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) iniciou suas atividades na Universidade Federal de São João del-Rei no ano de 2008. Após 13 anos de experiência, atualmente é constituído por 14 docentes e 77 alunos regularmente matriculados e soma o número de 228 dissertações de mestrado defendidas. Seu objetivo é desenvolver pesquisas e estudos sobre as práticas educativas em contextos escolares e não escolares, considerando as questões relativas à produção e à circulação de conhecimentos produzidos nesses contextos. 

Embora estejamos atualmente revendo as frentes de pesquisa do programa, sua área de concentração e linha de pesquisa originais se referem, respectivamente, aos "processos socioeducativos e práticas escolares" e aos "discursos e produção de saberes nas práticas educativas". Nesta direção, nos dedicamos à investigação dos discursos e saberes que constituem as práticas educativas e nelas são constituídos e de questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem, às práticas de letramento, avaliação e currículos, às trajetórias e estratégias escolares de diferentes sujeitos sociais, à produção de conhecimento em contextos educativos, à cultura escolar e suas práticas e à compreensão de linguagens que contribuem para a expressão do educador.  

Como missão, o PPEDU tem três diretrizes básicas: 1) contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa qualificados já existentes na Instituição e que deem condições para aprimorar 2) a formação dos docentes que atuam na educação básica e 3) formar profissionais qualificados para o magistério superior, em virtude da demanda crescente de instituições do ensino superior no país.

O I Seminário de Pesquisa e Avaliação do PPEDU ocorreu no ano de 2017. Nos tempos atuais, caracterizados pelos desencontros impostos pelo contexto pandêmico, o PPEDU prossegue com suas atividades de modo remoto e promove o II Seminário de Pesquisa e Avaliação, adotando o tema "Desafios e possibilidades da pesquisa em educação em um contexto pandêmico: discursos e construção de saberes", contando com o importante apoio de seus pós-graduandos na organização do evento.

Ao escrevermos esta apresentação, o evento contabilizou a inscrição confirmada de 1207 estudantes de graduação, 44 estudantes de pós-graduação, 39 professores da educação básica e oito professores de ensino superior, cabendo somar os 11 membros da comissão científica que avaliaram os trabalhos escritos, em sua maior parte formada por ex-alunos do programa, os seis palestrantes convidados e os 12 organizadores do evento, com destaque para os 49 autores dos 32 trabalhos inscritos e aprovados para divulgação no evento e publicação em seus Anais.

Na esperança de que o evento possibilite promover a troca de conhecimentos, a interação entre os participantes e muitas aprendizagens, ficam aqui, desde já, registrados os nossos votos para uma caminhada profícua e enriquecedora.


São João del-Rei, 12 de novembro de 2021.

A Comissão Organizadora

Apresentamos a seguir a programação do evento.


Segunda-feira – 22/11/2021

 

19h: Abertura dos trabalhos

19h30: Conferência de abertura:  “Educação e a produção de um novo normal. Servidão Voluntária”. Convidado: Ailton Krenak. Mediação: João Paulo Barreto Dias, Ana Barbosa Zanoti, Josiane Nogueira e Kátia Aparecida Franco de Sousa


Terça-feira – 23/11/2021

 

9h: Socialização de trabalhos. Sessão “Corpo e Educação”. Mediação: Josiane Nogueira e Samara Almeida de Oliveira

1. A possibilidade de “ser mais” de ex-estudantes da EJA: histórias de vida de trabalhadores da cena teatral (Juliana Milagres Tostes e Mônica de Ávila Todaro).

2. A vivência do corpo no curso de Educação Física à distância  (Thereza Cristina de Souza Prata Oliveira).

3. Ludicidade no Ensino Fundamental II: corpos em transe? (Rosimar Moura Americano Sales e Mônica de Ávila Todaro).

4. Pontes de saberes entre cuidado e educação: a prática de yoga na vida escolar (Ana Barbosa Zanoti e Maria Emanuela Esteves dos Santos).


14h: Socialização de trabalhos. Sessão: “Novas Tecnologias e Educação”. Mediação: Thiago Geraldo dos Santos Sales e Juliana Milagres Tostes.

1. Como as TICs influenciam as diferentes maneiras de ensinar e aprender Geografia (Francisco Fernandes Ladeira).

2. Modelo de gestão dos cursos de especialização à distância em uma instituição pública de ensino superior: estudo de caso na UTFPR (Edilson Fernandes da Costa).

3. Reflexões sobre o uso das novas tecnologias digitais na educação popular: encontros entre Michel Serres e Paulo Freire (Amanda Aparecida do Sacramento).

4. Ensino remoto na pandemia e o anseio docente por reconhecimento: reflexões a partir de Axel Honneth (Nádya Maria Pinto e Paulo César Pinheiro).


17h: Oficina: “Arte e Educação: modos de ver, sentir e pensar os sertões”. Ministrante: Giovana Scareli. Mediação: Jacqueline Castro e Josiane Nogueira.


19h: Mesa Redonda “Centenário de Paulo Freire". Ministrantes: Mônica Todaro e Bruna Sola. Mediação: Juliana Tostes e Kátia Franco.


Quarta-feira – 24/11/2021

 

14h: Socialização de trabalhos. Sessão “Liberdade e Opressão”. Mediação: Josiane Nogueira e Thiago Geraldo dos Santos Sales.

1. Do corpo catequizado ao corpo consciente: uma travessia possível? (Karine Joyce Assis Barcelos).

2. Liberdade para quem? Movimento escola sem partido e a desconstrução do papel do professor sob a ótica freireana (Patrícia Heloísa de Carvalho e Bruna Sola da Silva Ramos).

3. Juventude oprimida e vulnerabilidade social: leitura crítica da realidade e enfrentamentos possíveis a partir do encontro entre Paulo Freire e Augusto Boal (André José dos Santos).


17h: Experimento audiovisual “Professora Sim, Tia Não?”. Ministrante: Mônica Todaro. Mediação: Juliana Milagres Tostes e Amanda Aparecida Sacramento.


19h: Quarta sem lei: trocas culturais e bate papo descontraído entre os participantes com poesias, contos e músicas. Mediação: Ana Barbosa Zanoti e Samara Almeida de Oliveira.

 

Quinta-feira – 25/11/2021

 

14h: Socialização de trabalhos. Sessão “Formação Docente”. Mediação: Amanda Aparecida Sacramento e Josiane Nogueira.

1. Projeto político pedagógico como ferramenta de reflexão e discussão no âmbito do PIBID (Mário Jeová dos Santos, Líliam Farias, Jamile Silva Fialho, Leane Lima de Freitas, Dhode Leslei da Silva Rodrigues, Silvana Maria da Silva Santos).

2. O PIBID na formação de professores: o ensino de história e dificuldades observadas (Lorena Muniz Soares).

3. Investigação sobre as trajetórias discentes ocorridas no curso de Pedagogia da UFSJ no período de 2017 a 2020: das expectativas iniciais às impressões finais (Neuza Maria Câmara de Souza).

4. O professor do ensino médio integrado como mediador do conhecimento e não mais como expositor de conteúdo. (Shirlei Santos Cardoso, Gilzimar Pereira Freitas Silva, Paula Teixeira Nakamoto).


16h: Socialização de trabalhos. Sessão “Ética e Aprendizagem”. Mediação: Rosimar Moura Americano Sales e Amanda Aparecida Sacramento.

1. A gestão do conhecimento no processo de aprendizagem em tempos de pandemia (Taymara Stefany Medina, Letícia Fleig Dai Forno).

2. As Normas Legais para a educação e o Processo de Ensino e Aprendizagem: a prática da convivência em tempos de (pós) pandemia (covid-19) (Wilson Albino de Sá).

3. Enquadramento normativo e violência ética em sala de aula: a partir de quais molduras professores e alunos se reconhecem mutualmente? (Samara Almeida de Oliveira).

4. Reflexões sobre a crise do pensar e a construção da cultura de massas em Hannah Arendt (Rebeka Cristina Rosa Borges).


19h: Socialização de trabalhos. Sessão “Infância e Arte”. Mediação: Samara Almeida de Oliveira e Nádya Maria Pinto.

1. A Literatura Infantil e as Relações Étnico-Raciais: produções do Campo Acadêmico (Alesandra Cristina de Carvalho e Mônica de Ávila Todaro).

2. Contação de histórias na/para primeira infância: reflexões acerca da narrativa literária para bebês em creche (Ketty Cláudia Neves do Amaral e Amanda Valiengo).

3. Livre expressão da criança no início da aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil (Âmali Girardi Nunes Pessoa e Amanda Valiengo).

4. A arte na creche: perspectivas para (re)criação das práticas pedagógicas (Kátia Aparecida Franco de Sousa e Amanda Valiengo).

5. Os meninos órfãos do Asylo São Francisco de Assis (1888-1940) (Fabiana Inácia da Silva Assunção).

 

Sexta-feira – 26/11/2021


14h: Socialização de trabalhosSessão “Filosofia e Educação”. Mediação: Jacqueline de Castro Martins Ferreira Silveira e João Paulo Barreto Dias.

1. A compreensão do perfil do estudante contemporâneo à luz do pensamento de Michel Serres e do discurso de alunos de ensino médio (Flávia Lemes Silvado).

2. Perspectivas de uma Filosofia Política da Educação em Dewey (Felipe Trindade Santos).

3. Representação Estudantil: proposta de estudo de caso sobre a participação de estudantes na educação básica (Thiago Geraldo Santos Sales e Paulo César Pinheiro).

4. A ciência na atualidade: a prática versus seu ensino (Douglas Souza Pego, Carlos Henrique Marques dos Santos, Rafael Gonçalves Queiroz).

 

16h: Socialização de trabalhos. Sessão “Arte e Educação”. Mediação: João Paulo Barreto Dias e Thiago Geraldo Santos Sales.

1. A participação da criança no trabalho pedagógico na Educação Infantil: o que revelam as pesquisas (Valdinéia Aparecida Alves e Amanda Valiengo).

2. Educação, estrangeiridade e arte urbana: uma cartografia com artistas urbanos (Josiane Nogueira e Giovana Scareli).

3. Meninas, mulheres e idosas: o lugar do feminino nos filmes infantis (Jacqueline de Castro Martins Ferreira Silveira e Giovana Scareli).

4. Naruto e minhas memórias audiovisuais; um universo audiovisual infanto-juvenil face a formação do Arte/Educador (Isac dos Santos Pereira).


19h: Mesa de encerramento “O que pode a educação e a formação de professores em tempos de fake news e negacionismo científico? Ou sobre a territorialização das experiências educacionais como atos de resistência à psicose social”. Convidados: Maria Emanuela Esteves dos Santos e Alexandre Filordi. Mediação: Thiago Geraldo Santos Sales, Nádya Maria Pinto e Kátia Aparecida Franco de Sousa.




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Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



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Responsável

Programa de Pós-Graduação em Educação. Praça Dom Helvécio, 74, sala 1.55. Campus Dom Bosco, UFSJ, Fábricas, São João del-Rei, MG.

CEP: 36301-160. ppedu.ufsj@gmail.com



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