AUTENTICIDADE DE BENS CULTURAIS: UM OLHAR JURÍDICO

Publicado em 05/06/2019 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
AUTENTICIDADE DE BENS CULTURAIS: UM OLHAR JURÍDICO
Autores
  • Fabiana Santos Dantas
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA ESPECÍFICO: AUTENTICIDADE EM RISCO - tópicos desta linha (O conceito de autenticidade - Autenticidade e integridade: dois lados da mesma moeda? / Autenticidade, universalismo e relativismo cultural / Autenticidade no contexto brasileiro / Autenticidade e o patrimônio imaterial / Conservação preventiva e prevenção de risco / Patrimônio cultural e desastres / Meio-ambiente e mudanças climáticas / Risk assessment / Reconstrução pós-desastre )
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/154260-autenticidade-de-bens-culturais--um-olhar-juridico
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Direito Administrativo e Ambiental, Patrimônio Cultural, Gestão.
Resumo
A chamada “pós-modernidade” é caracterizada pela desagregação, fragmentação, descentralização e pela idéia de hiper-realidade, onde o real e o imaginário confundem-se. As novas tecnologias permitiram criar realidades para serem vividas e mostradas, e viabilizaram a rápida disseminação de idéias e modos de viver autênticos ou não: é o tempo das fake news, da real food, da transformação de manifestações culturais em produtos, e de uma preocupação obsessiva com o falso, mais do que com o verdadeiro. De um lado há uma crescente demanda por procedimentos que consigam assegurar a veracidade dos objetos, das palavras e das idéias mas, por outro, é um momento em que os limites entre a verdade e a falsidade estão borrados. Junte-se a crescente dinâmica cultural, em um processo intensificado pela globalização, e as variáveis referentes à diversidade cultural, que tornam mais complexa a questão das identidades. Checar, verificar, certificar são as palavras de ordem, como uma espécie de garantia contra os novos tempos e como forma de não se transformar no outro, desnaturar-se. Nesse contexto global, e mirando a realidade brasileira em particular, autenticar mostra-se como um procedimento complexo e fundamental para a determinação da veracidade e integridade de um bem, com repercussões no seu valor cultural e econômico, necessário para garantir a correta aplicação das normas jurídicas de preservação, proteção, retorno e restituição, para a validade dos atos administrativos de gestão que integram as políticas públicas de preservação, além de ser determinante para a configuração de crimes como a falsificação e o plágio. Revela-se também importante para diversos atos jurídicos privados, por exemplo, quanto à validade ou invalidade de contratos de compra e venda de objetos, dação em pagamento, direitos autorais (direitos morais da autoria, da reprodução de bens culturais e de direitos autorais de restauradores), proteção do direito à memória dos autores vivos e mortos, proteção da liberdade de expressão dos autenticadores, responsabilidade civil de desses e dos peritos judiciais, destinação dos bens não autenticados e efetivação de direitos culturais. Todos esses aspectos demonstram a sua relevância, e o principal objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre as repercussões jurídicas do ato de autenticação, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada através da análise e fichamento crítico dos livros, artigos científicos, além da pesquisa documental de leis e outros instrumentos normativos brasileiros.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

DANTAS, Fabiana Santos. AUTENTICIDADE DE BENS CULTURAIS: UM OLHAR JURÍDICO.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/154260-AUTENTICIDADE-DE-BENS-CULTURAIS--UM-OLHAR-JURIDICO. Acesso em: 03/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes